

MARKETING OU PORNÔ?
Deu no Blue Bus: Anúncio promove bunda. O texto do anúncio diz "em promoção" e mostra uma bunda, vestida com uma calcinha, como se tivesse acabado de sair por um painel. A peça, para a marca de lingerie Sloggi, foi considerada a mais degradante de 2008. A escolha foi feita pela Cães de Guarda (chiennesdegarde.com/), uma associação feminista franco-suíça. O anúncio foi considerado uma promoção da pornografia e da prostituição. A associação destacou também uma peça da italiana Lavazza - por ser uma peça de "nudez gratuita que não tem nada a ver com o produto". Mostra uma mulher nua, de quatro. A notícia é do jornal The Sun.
Outra condenação: "Mulher de quatro". Esta peça publcitária não seria exatamente pornô ou desrespeitosa com as mulheres. Este outro anúncio as feministas da ong franco-suíça também condenaram. Uma mulher de quatro coberta com casaco de pele - para a marca de cafés italiana Lavazza - é apenas a representação da lenda da Loba de Roma que amamentou Rômulo e Remo. A peça foi qualificada como "nudez gratuita que nada tem a ver com o produto", mas, além de tudo, é uma imagem de calendário e não anúncio do produto. É estrelada por Elettra Rossellini, a famosa neta do diretor Roberto Rosselini e da diva sueca Ingrid Bergman.
O site Blue Bus foi fundado em 1995 e afirma não ter outra pretensão intelectual ou prática além de, como um ônibus, "levar as pessoas aos lugares" através de notas curtas e links, como um guia diário, focalizando basicamente o assunto "mídia" e também coletando informações relacionadas às áreas de consumo, cultura pop etc. Os editores são Júlio Hungria, Luciana van Deursen e Elisa Araújo. O Blue Bus fica em http://bluebus.com.br.