sábado, 16 de maio de 2009

Meio século - cronologia de um carioca num poema-jornal

Meio Século *

Consegui completar e ultrapassar os 50 anos !

Não sou mais quarentão, agora sou cinquentinha.

Quase não consigo acreditar,

Acho que alguém lá em cima gosta muito de mim...

Não sei como sobrevivi

Nunca pensei que fosse chegar aqui

Durante muito tempo fui um suicida

Não vou entrar em detalhes.

Mas já que estou aqui,

Dou Graças a Deus !

Quando olho pra trás

E lembro de quanta gente boa que ficou no meio do caminho...

Gente ! Meio século.

Sou um historiador.

Sabe o que isso significa?

A minha vida já configura-se como média duração !

Isso não é pra qualquer um

Sou testemunha ocular da História.

O mais gostoso é perceber as mudanças no corpo e espírito

Dos 6 aos 18 anos só ouvi Beatles.

Dos 19 aos 49 só Rolling Stones.

E... agora, voltei a ouvir Beatles !

Dos 6 aos 11 só prestei atenção no Chico

Dos 11 aos 49 só Caetano

E não é que agora retornei ao Chico !

Durante muito tempo só Drummond

Não é que agora voltei ao Bandeira !

Na adolescência só Cinema Novo

Ainda por cima tinha que brigar com a censura

Naquela época não tinha vídeo.

Recuperei Sganzerla, Glauber e Bressane.

Tinha uma época que não conseguia nem pensar neles.

Interessante é que nunca me afastei do Cacá e do Joaquim

Joaquim foi meu amigo, gostava de mim

Pena que foi embora tão cedo !

Dizem que está escrito

Que a única coisa boa que a idade pode te trazer de bom é a sabedoria.

Acho que sabedoria é não esquecer como a gente era antigamente.

Quando vejo os contemporâneos reclamando do comportamento dos jovens, me espanto.

Eles já esqueceram que quando tinham aquela idade também agiam assim ?

Tem gente que me fala: - Pinta o seu cabelo !

Eu pergunto – “Mas pra que ?”

- Você vai ficar mais jovem. As menininhas vão dar mais mole !

- Eu pergunto: - “Que graça tem as menininhas darem mole pensando que sou mais novo?”

Gostoso é ganhar mole com elas sabendo que sou um Coroa! Isso lá tem preço ?

Sou Coroa, mas Coroa Enxuto ! Coroa é quem tem idade pra ser pai !

Sou pai. Sou pai coruja, mais que coruja, Corujíssimo !

Sou antigo ! Gosto disso ! Imaginem que eu me acostumei a ser chamado de senhor!

Se alguém se dirigisse a mim dessa forma, mais de vinte anos atrás ia ter briga !

Gente ! Mais de Meio Século !

Sou testemunha ocular da história !

Meninos, eu vi !

Eu vi em tempo real

Pela TV, pelo jornal ou participei em carne e osso,

Enquanto as coisas aconteciam !

O Golpe de 64

Os festivais da canção e as passeatas de 68

O AI 5 e a luta armada.

O Chacrinha na TV

A Jovem Guarda

Roberto Carlos ser vanguarda. Roberto Carlos virar careta.

Eu vi a Banda tocar

A Tropicália

Caetano, Gil, Mutantes & cia

A construção do Aterro do Flamengo,

Do Túnel Rebouças, da Ponte Rio-Niterói, do elevado do Joá

A Praia de Copacabana antes do aterro

A queda do elevado Paulo de Frontin

A Barra e Recreio, antes de tornarem-se conjuntos habitacionais.

A Amazônia antes da transamazônica.

O tri campeonato do Brasil no futebol ! O maior carnaval que vi na vida !

A TV colorida chegar ao Brasil

Do tetra e do penta já no Estado de Direito.

A Revolução Sexual no Brasil

A virgindade deixar de ser tabu.

O Brasil entrar na Era Nuclear

O PIER de Ipanema

O Asdrúbal Trouxe o Trombone

O acervo do MAM pegar fogo

A praia do Sol Ipanema, do Posto 9, do Coqueirão

O Circo Voador sair de Ipanema e ir pra Lapa. Fechar e virar isso que é hoje...

O Baixo Leblon e o nascimento do Baixo Gávea

O teatro de Antunes Filho e o Teatro do Oprimido

O Tá na Rua, quando tava na rua !

Arrigo Barnabé e Itamar Assunção

Os Paralamas, Titãs e Legião

Do movimento estudantil em 77

As greves de 78 no ABC

A anistia em 79.

O nascimento do PT.

A ascensão e queda da ditadura militar no Brasil !

Da primeira eleição pra Governador em 82

Da Campanha Diretas Já em 84

O mundo antes da AIDs

A hiper inflação da era Sarney

Da primeira eleição pra presidente em 89

Da eleição e Impedimento do Collor

A morte do cinema nacional

O renascimento do cinema nacional.

Duas mulheres serem eleitas prefeitas de São Paulo

A violência urbana disparar no país

O surgimento do Comando Vermelho e o Terceiro Comando

O Funk e o O Hip e Hop

Meninos eu vi um sociólogo e um operário serem eleitos presidentes do Brasil.

O nascimento do MST e a UDR.

O PT virar um partido burguês.

O Mensalão !? Quem me explica, como o partido...

Que comandou o impedimento de Collor, montou um esquema tão primário ?

Meninos eu vi:

A passagem do Século XX para o século XXI !

Meninos eu estou vendo:

Brasil acabar com sua dívida no FMI

A nossa moeda ter peso internacional

O país entrar para o G 20

O país tornar-se auto-suficiente em petróleo

O Brasil emprestar dinheiro para o FMI

O Brasil trocar os Estados Unidos pela China Comunista como parceiro comercial

A violência urbana e rural aumentar ainda mais

A Amazônia ardendo em brasas

Não preciso explicar

Em quais momentos fiquei triste

Em quais fiquei contente

Conto que fiz as pazes com Roberto Carlos, e

“Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”

@ By Ricardo Muniz de Ruiz – Rio de Janeiro, 9 de maio de 2009.