sábado, 6 de junho de 2009

Onde dormem em Paris Barack Obama e Michelle?



Barack e Michelle Obama vão dormir em Paris e amanhecer este domingo na Embaixada dos Estados Unidos. O pretexto se arma e se ama: dormir naquele grande prédio que todos chamam de embaixada, mas que na verdade é um imenso consulado? Ou na residência do embaixador, ex-mansão dos Rothschild?

Satisfazendo pequena curiosidade, vamos lá:

O Hotel de Pontalba. na Rue du Faubourg-Saint-Honoré (fotos acima), teve vários ocupantes e foi concluído em 1855. A Baronesa de Pontalba, que mandou construi-lo, ocupou a mansão até sua morte em 1874. Seus herdeiros venderam o palácio ao Barão Edmond James de Rothschild em 1876. Este chamou Felix Langlais para renovar e ampliar a construção, por dentro e por fora, incluindo mobiliário. Na Segunda Guerra, a mansão, já em mãos de Barão Maurice de Rothschild, foi requisitada pelos invasores alemães. Era para o pessoal da força aérea nazista, a Luftwaffe, fazer farra. Findo o conflito, a mansão foi alugada brevemente ao clube britânico da Royal Air Force e, na sequência, aos Estados Unidos, que finalmente compraram o imóvel em 1948. Hoje é a residência do embaixador americano.

A propósito, o enorme palácio na Avenue Gabriel (fotos noturna e no frio abaixo), ao lado dos Champs-Élysées, todo mundo acha que é e chama de a Embaixada, mas na verdade é o consulado, onde o chefe da missão despacha.

Na linguagem diplomática, embaixada é literalmente onde mora e dorme o embaixador. Pouco importa e m qual rua ou avenida, é tudo endereço chique... Voilà! Hello! Friends!