domingo, 19 de julho de 2009

Kelly Hildebrandt se casa com Kelly Hildebrandt! Oh! Dados do Destino!

Oh! Dados do Destino!

José Maria se casa com Maria José. Darcy Conceição se casa com Darcy Conceição. Novaes se casa com Novaes. Todos temos, em cada país, histórias semelhantes de união e distância. No mundo islâmico, por exemplo, quase todo mundo é Husssein; na Índia, há milhões de Singh; no Brasil, milhões de Silva, tanto que Rubem Braga, décadas atrás, perpetrou uma crônica - A família Silva, profetizando que um dia um simples e humilde Silva assumiria o poder, a Presidência da República Federativa, e escreveu numa época em que Mr. Lula da Silva nem existia enquanto personalidade pública.

Novaes casou-se com Novaes? Sim, o nosso grande Carlos Eduardo Novaes, cronista esportivo do humor, o jornalista botafoguense, escritor de teatro e TV, casou-se com Ana Lúcia Novaes, também uma jornalista. Ela fazia questão de dizer que era Novaes Novaes no novo nome de casada. Depois se separaram, mas isso é outra história. Décadas atrás, eles queriam ter filhos, mas não saía; ela fez tratamento nos EUA, mas nada de gravidez. O marido decidiu escrever O Espermatozóide Careca, e ela, Oh! Dados do Destino! Partiu para outro método. Separaram-se. A Novaes encontrou um outro, um Não-Novaes, e teve vários filhos, mas Oh! Dados do Destino! Veio um câncer e levou a amiga saudosa com quem dividi momentos profissionais bacanas no Departamento de Imprensa da Polygram do tempo de Chico Buarque de Holanda e Maria Bethânia.

Em São Paulo pensam que no Rio de Janeiro quase todo mundo é Jorge ou Santos, ou Jorge Santos, ou dos Santos, até Rita Lee, tão cariocamente paulistana. Mas a verdade é que aqui neste universo mirim carioca também rolam clichês sobre uma São Paulo uniformemente rica e caipira Pau Brasil. E a Cidade Maravilhosa, por sua vez, durante décadas, foi vista no Hemisfério Norte como capital da Argentina, Rio como terra exótica para onde ladrões românticos e espertos fogem no fim dos filmes happy end, de nada valendo os esforços de Carmen Miranda usada na política de boa vizinhança durante a Segunda Guerra Mundial.

Os nomes, mesmo parecendo esclarecer, às vezes confundem, instigam. Os nomes que parecem apenas vaidade de pais na hora de batizar, ou partir para a criação dos pimpolhos vindos à luz da esperança, denotam e conotam aspectos e possibilidades da cultura inimagináveis no momento da emoção pós-parto. Carregamos nossos nomes para toda a vida. Podemos até mudá-los, mas carregamos...

Pois imagino que foi uma dessas elucubrações que levou a jovem americana Kelly Hildebrandt, loura, bonitinha como tantas jovens bem alimentadas nos EUA, a procurar, via seu Facebook, por alguém com exatamente o mesmo nome seu, estava curiosa para saber quantos homônimos haveria. Pois não é que ela encontrou um jovem com o mesmo nome seu, e Oh! Dados do Destino! Juntaram os trapinhos! Apareceram agora há pouco no programa da apresentadora de TV Jenna Wolfe, da NBC. A bela Kelly disse que mandou uma mensagem para o belo Kelly, o rapaz texano... E o resto é outra história... Bombando no Youtube: O Casamento, versão sem Screengems, em inglês, está por aí ou aqui, disponível a toda gente a partir deste domingo, 19 de julho de 2009.

Se você souber de alguém com nome estranho, cuidado, pode ser que haja outro, pode ser que seja o seu, a sua parada pessoal, a coisa de Príncipe e Mendigo, nosso duplos, a Bela e a Fera, o médico e o louco, Dr. Jerky. Todo cuidado é pouco na Rua do Louco ou na busca de uma complementação, e talvez o espelho ainda seja um bom conselheiro. Apaixone-se por você que estará a meio caminho de achar a cara-metade.

Por Alfredo Herkenhoff
Correio da Lapa

DEU NESTE DOMINGO, 19 DE JULHO, PARA BOMBAR NA INTERNET: