segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lula é garantia contra Chávez e chavizmo exportação


Reflexões que brotam ao léu

Sobre Chávez, Lula, Honduras, aliança, sucessão etc...

Por Alfredo Herkenhoff

Na Venezuela, Hugo Chávez não é o problema, apenas a consequência de décadas de democracia formal sem reformas nem na política nem na economia. Os ricos da Venezuela ficaram brincando de norte-americanos, passeando no Caribe, fazendo shopping de luxo no exterior. Hoje Hugo Chávez é um pequeno problema apenas pela retórica e o política de ditadurazinha tipo exportação, via, primeiro, para os pequenos países vizinhos, pobres nações de maioria pobre. Pode sonhar com a Argentina, mas no Brasil que não se meta.

O ritual já tem padrão: chegar ao poder pelas vias formais e, na esteira da chegada, começar a realizar consultas populares, plebiscito da noite para o dia, e com isso, se perpetua cada regime, e Caracas ganha mais um país-soldado para o sonho bolivariano da unificação.

O Brasil está blindado contra aventuras estilo referendo. Os últimos dois, sobre assuntos na ocasião meramente prosaicos, monarquia e direito de posse de arma, ainda assim deram um trabalhão de negociação parlamentar para simples aprovação.

Diante de qualquer coisa mais complexa, veremos todos que não somos nem Venezuela, nem Honduras, nem Bolívia. Não somos porque podemos não ser.

Já o presidente Lula (hoje tão amado pela maioria da população quanto o aliado Sarney é estigmatizado pelos que denunciam um histórico de desmandos e coronelismo com a coisa pública) é uma garantia na Granja do Torto contra o errado no chavizmo.

"Continua"