quarta-feira, 13 de abril de 2011

ANGRA NUCLEAR: Eike Batista fala o que quer e ouve o que não quer


CORREIO DA LAPA
Por Alfredo Herkenhoff

2º Edição - Veja no fim deste post:

ANGRA NUCLEAR

Eike Batista fala o que quer e ouve o que não quer

Eike Batista, ao lançar uma empresa-bolsão de compra e venda de energia elétrica, esculachou Angra I e II, dizendo que o Brasil, depois de Fukuhsima, deve ficar alerta: não tem maremoto aqui, porém há deslizamentos. Discordamos, o Brasil tem sim tsunami e é vertical, é mais do que deslizamento, ou alguém tem dúvida do que aconteceu em Friburgo? Eike disse que energia nuclear é um monstro incontrolável.

 A Eletronuclear, que cuida das duas usinas e nunca termina a terceira (a estatal não tem culpa disso), tratou logo de responder ao milionário dizendo que este falava mal de Angra porque quer alavancar comercialmente o carvão de suas minas na Colômbia.

 Vivemos de aparências e aparições. 
 Na foto aqui anexada, com essas duas montanhas formando uma estranha virilha ao fundo da cúpula de Angra I à esquerda e Angra II à direita, parece que por lá de trás pode vir uma avalanche de chuva, pedra e lama, uma tsunami superando os poucos quilômetros para impactar a usina por trás, em cheio. Mas de outros ângulos, as duas montanhas não dão ess... Não se tem a impressão de que role por ali um eventual perigo deslizamentoso.

Leia mais clicando em>

ou então veja esse vídeo com um Eike Batista apaixonado pelo Rio de Janeiro e por lanchas de corrida movidas a motores turbo:

 http://www.youtube.com/watch?v=4J2qUDJrogM


2º Edição:

Assessoria de Comunicação do Grupo EBX enviou mensagem ao Correio da Lapa, na tarde desta quarta-feira, 13/04/2011, esclarecendo declarações de Eike Batista: Ei-las:

Esclarecimento sobre

matriz energética

Eike Batista esclarece que nada tem contra o programa nuclear brasileiro, capitaneado, com todo brilho, pela Eletronuclear e enaltece a sua implantação e operação. Mesmo considerando que no Brasil não há terremoto ou tsunami, apenas comentou, no lançamento da BRIX, que seria um caos evacuar a cidade do Rio de Janeiro, na hipótese remotíssima de acidente nas usinas de Angra dos Reis.

O empresário acredita que o acidente nuclear de Fukushima acelerará o desenvolvimento tecnológico de catalisadores que eliminem a emissão de gases nas termelétricas a gás e a carvão, que acabarão por assumir papel preponderante na matriz energética dos países desenvolvidos.

O empresário confirmou, finalmente, que o Grupo EBX está investindo no desenvolvimento de tais tecnologias, dentro do programa batizado "geração carbono-neutro", com resultados preliminares promissores.