domingo, 28 de junho de 2009

Temos a Copa com o Nosso Brasil de Dunga. Temos Joel Santana e outras emoções na África

BRASIL MARAVILHA


É nossa mais uma Copa das Confederações, perdíamos por 2 a 0, chococalate no primeiro tempo, mas quem tem Kaká e Luís Fabiano, os dois melhores atacantes do torneio da Fifa, tem tudo, e quem tem o desempregado mais cobiçado do mundo, o zagueiro Lúcio demitido de forma humilhante pelo novo treinador holandês do Bayern Munchen, tem tudo, quem tem uma CBF com um Ricardo Teixeira, Parabéns aniversariante de hoje, dirigente que não mede recursos para oferecer condições aos jogadores, tem tudo, e quem tem um médico como o Dr. Luís Runco, tem tudo, quem tem um preparador como Paixão, botando a equipe em forma, tem tudo - sete partidas em junho, sete vitórias em junho, cinco na Copa, 14 gols marcados na competição. Quem tem um grupo na mão como o guerreiro Dunga, técnico frio na hora que tem de ser, e explosivo como um vulcão na hora que o jogo tem que ser com o coração, tem tudo. Uma virada espetacular, com lances sensacionais do primeiro ao último minuto, uma decisão antológica. Que venha o Mundial de 2010, que venham os argentinos com ganas na próxima etapa em Rosario pelas Eliminatórias, que venham todos os adversários, todos cada vez mais surpreendentes pela disposição de tentar nos bater, pela qualidade com que demonstraram por exemplo nesta Copa os norte-americanos e os sul-africanos, duas grandes e gratas surpresas. Esporte de alto nível. Esportividade nota 10, até neste quesito fomos os melhores na festa da entrega da Taça agora há pouco pelas mãos do dirigente Joseph Blatter da Fifa. Ainda bem que gostamos de futebol. Graças a Deus, sabemos fazer bem o que nos dá prazer. Brasil, terra encantada,.Terra de gente de valor e feliz! Hoje o domingo é nacional.
Por Alfredo Herkenhoff

Cartaz sobre violência e velhos versos de Gregório, poeta do tempo do Brasil-Colônia na negra Bahia...


Triste Joanesburgo
ó quão dessemelhante
estou estás
no novo antigo estádio

Estádio Park Ellis, palco do maravilhoso futebol campeão. Brasil é América. É América 3, Estados Unidos 2. A África é a sombra da imensa América. Ou vice-versa. Verso sobre o mesmo caos, os mesmos sonhos. O cartaz de aviso sobre o risco de assaltos em torno do local da decisão me deixou um tanto tonto por tantas "ignomínias", como esta de turistas e torcedores correndo o risco de roubos e assaltos na grande cidade sul-africana... Sim, lá como cá.

Se até Kaká não sabia se a bola tinha entrado, por que o juiz tinha que marcar gol?

Doeu sim ver o gol que o juiz não viu de Kaká, mas que a tecnologia mostrou que a bola foi tirada de um espaço além da linha das traves. Coisas da tradição do futebol. Não foi roubo do juiz, foi a emoção do erro válido de árbitros e bandeirinhas. A Fifa está certa. Fafá levantou o braço na hora, mas na entrevista coletiva, agora há pouco, confessou que não sabia ao certo se a bola tinha entrado. Juiz só apita quando tem certeza. E tem direito a falhar como Kaká tem de errar pênalti. Galvão Bueno que me desculpe, mas vamos deixar o campo aberto da emoção no velho espaço das tradições. Kaká não tinha certeza, o juiz também não. Mas a conquista com as regras da tradição carimba valor ao título. Parabéns Kaká, humilde menino cristão, o melhor... Vai com Deus seguir a bela carreira agora no Real Madrid. Parabéns Seleção! Parabéns Dunga. Hoje o Brasil não é ladrão, é Amor.

Joel Santana, show de competência e simpatia

Mas Parabéns Joel Santana! Mostraste que és bom e é tão bom ouvir quem sabe dizer e fazer tudo certo como treinador. A disputa pelo terceiro lugar foi o maior jogo da sua história até agora. Mostraste a todos os amantes do futebol que sofrer o gol da vitória da Espanha, a Seleção número 1 no ranking atual da Fifa, no segundo tempo da prorrogação, é um sinal claro de que a África do Sul tem chances reais para conquistar a Copa do Mundo em 2010.