quarta-feira, 17 de junho de 2009

Barriga jornalística, maternidade de Gisele Bündchen, Angelina Jolie, Paris Hilton e muito mais no arraial junino de um Cdl das Celebridades

No São João do
Correio da Lapa



Mães, maternidade comentada, tendências e falhas jornalísticas (*)

Em meio a fofocas de que Gisele Bündchen estaria grávida, gravidez feita no Brasil três meses atrás, a modelo, agora uma distinta senhora casada, está em baixa natural na lista das top mundo afora. A revista Maxim, há pouco mais de um mês, não a listou nem entre as 100 mais no tradicional ranking anual que produz. Edições recentes das revistas Vanity Fair e Harper's Bazaar que trouxeram a celebridade brasileira na capa tiveram os piores índices de venda das publicações até agora em 2009.

"Pode ser que ela esteja perdendo seu apelo", afirmou Beth Knesiak, da Vanity Fair. O editor da Maxim, semanas atrás, sem sequer citar o nome de La Bundchen, exclamou: "Sorry Senhora Tom Brady"
Segundo The New York Observer, a Vanity Fair de maio, que mostrou Gisele seminua em uma foto de perfil, vendeu 280 mil cópias nas bancas, a pior vendagem dos últimos dois anos. A edição de abril da Harper's Bazaar vendeu apenas 132 mil cópias, a pior vendagem da revista no ano e também a pior desde a edição de novembro do ano passado, que trazia a atriz Drew Barrymore na capa. De acordo com a reportagem, a média de venda mensal da Harper's Bazaar é de 155 mil cópias. Já a da Vanity Fair é de 342 mil.

Gisele Bündchen desfila nesta quarta-feira, 17 de junho de 2009, na São Paulo Fashion Week (SPFW). Faz-lhe companhia Jesus Luz. É tudo sintomático. Gisele casa, tem um enteado, Jesus é namorado ou boy adotado de Madonna, que ganhou o direito de pegar mais um pimpolho num país miserável nos cafundós do Terceiro Mundo.
O instinto de maternidade, quando a mulher vai chegando aos 30 anos, e quando passa bem disso, aflora mais forte do que desejos sexuais em si e mais forte do que a capacidade natural de brilhar no topo do front stage midiático.

Talvez exceção neste universo seja Angelina Jolie, que mesmo parindo e adotando a torto e direito, já são seis crianças, não estaria mais dormindo na mesma cama do maridão, mas não porque ela não queira uma sétima criança. Sites e ferramentas de fofoca e celebridades dizem que o casamento dela não vai bem e que, na crise, os dois estariam dormindo em quartos separados na mansão em Long Island. Esta bobagem saiu primeiro no jornal inglês Daily Mail. Jolie, the most wanted, a número 1, segundo pesquisa, no ideário da mulher norte-americana, não tem mais tempo nem para fazer foto nua na mídia a peso de ouro. Ser mãe de seis é padecer em Long Island.

A loura burra Paris Hilton, que tem uma vaidade da altura da eterna Torre Eiffel e tem na massa encefálica a força daquele hotel cadavérico no Rio de Janeiro, é uma mulher inteligente que se disfarça de frívola. Pragmática, ela terminou o affairzinho com Doug Reinhardt e está de paquerinha com o craque melhor do mundo, Cristiano Ronaldo.
Foram vistos se afagando numa boate de Hollywood. Cristiano Ronaldo na semana passada foi vendido pelo Manchester United para o Real Madrid por mais de R$ 250 milhões. O jogador mais caro do planeta vai fazer par com Kaká no galático clube madrilenho. E na cama, será que vai fazer par com a milionária que quer ficar ainda mais rica?

A misteriosa mulher
Johanna Ganthaler

Dias atrás, o Correio da Lapa, agora com a mania de produzir comentários em torno dos principais fatos rolando na midia do Brasil e no mundo, descasou em cima da horrorosa agência de noticias italiana Ansa, que produziu um parágrafo sobre aquele casal italiano que não teria embarcado no voo 447 da Air France. A mulher, Johanna Ganthaler, teria morrido no último dia 9 num acidente de carro no Tirol. Todo mundo no Brasil e na Itália clonou o parágrafo da Ansa. Quando o Times de Londres também publicoui o parágrafo, o resto do mundo clonou citando o London Times. Até agora, porém, não vi foto da mulher, nenhuma declaração, só cascata que todo mundo engoliu. A Ansa adora fazer isso. Só a imprensa da região italiana do Trentino Alto Ádige não repercutiu tanto o caso insólito. Mas ainda assim, alguns sites da região da família misteriosa reduplicaram a Ansa.

Parece que a imprensa toda embarcou numa furada. E mesmo que exista esta mulher apanhada pelo destino dez dias depois do Airbus, e neste caso, só o Correio da Lapa terá embarcado numa canoa furada, ainda assim, este blogue-jornal aventureiro sustenta que a Ansa falhou gravemente: se a agência sabia de um caso verdadeiro, devia ter ido lá, em dois tempos, ver o hospital, testemunhas, o marido em estado grave, o enterro, a dor da parentada.

Dias atrás, este Correio da Lapa fez ampla análise sobre esta história mal contada que tem cara de "BARRIGA", menor somente do que o modo como a imprensa mundial agasalhou a mentirada do governo americano de que havia armas de destruição em massa no Iraque.

Quem não investiga, não apura, não faz reportagem, se regozija com o regozijo de assessorias de imprensa comemorando tudo que empurram aos meios de comunicação goela abaixo.

Johanna, onde estás que não respondes? Uns dois metros abaixo nesta pista de posts do Correio da Lapa tem muito mais sobre a italiana que morreu sem aparecer viva. Corra o mouse e desenterre-a.

(*) Alfredo Herkenhoff