segunda-feira, 18 de maio de 2009

Politicagem, elite e base aliada no Supremo - Parte 4

Coluna do Alfredo, Lula CPI, Pax ou Caos? Parte 4

Transparece nas falas de Lula, Mantega, Aécio, Dilma, Sarney, Collor, Gilmar Mendes, os governadores eleitos pelo Supremo na Paraíba e no Maranhão, e outros na ambição em fila para chegar ao cargo maior nos estados por votos exclusivos dos ministros do Supremo sem voz nas ruas, transparece sim felicidade entre eles, mas nas ruas paira uma sensação indignada de que conformam um poder total que se lixa para a opinião pública. Dessa elite, só Lula tem um alívio popular, admiração, pelo menos em boa parte das ruas do Rio de Janeiro é esta a impressão.

Quando o Tribunal Superior Eleitoral, um filhote emprestado por um rodízio de magistrados do Supremo, derruba um governador, por propaganda ilegal anos atrás, está na verdade cassando o voto do eleitor honesto, está cassando a voz do povo nas ruas. Os magistrados supremos estão na verdade dando um tiro no próprio pé, que não sai às ruas. Toda vez que cassam um governador, cassam a própria imagem da toga, verdugos da democracia.

O que os senhores faziam quando esse povo sem voz e conhecimento processual estava nas ruas pedindo democracia e diretas já? Estavam nas sarjetas enfrentando gás lacrimogêneo ao pedir anistia já? Ou nos gabinetes ou nos palanques?

Se a Justiça eleitoral quisesse funcionar, democraticamente, devia se aparelhar para a vigilância durante a campanha, coibir a propaganda ilegal no ato... Uma norma simples... Ou descobre e decide coibir na hora ou Inês é morta, como no casamento... Quem souber de algo ou fale agora ou se cale para sempre... Mas cassar os governadores Cassio Cunha Lima e Jackson Lago? Cássio foi cassado por distribuir 35 mil cheques ilegalmente, ou 4 milhões para pobres paraibanos e sempre para uns corruptozinhos no meio, que isso é da estrutura burocrática da nossa endemia... Lula vai distribuir só neste ano de 2009 cerca de 110 ou 112 milhões de cheques bolsa-família. Processual, ora bolas! Processual! E os magistrados ameaçam cassar mais cinco governadores nas próximas semanas, é piada processual, insulto a velhinhos e jovens que enfrentam filas nos hospitais sem médicos nem rfemédio e foram de boa-fé às seções eleitorais votar. Ond isso vai parar?

By Alfredo Herkenhoff
continua