quarta-feira, 20 de abril de 2011

Berlusconi, Mara Carfagna e Moratti (1 de 2)

A Itália é de Berlusconi, Mara Carfagna e Letizia Moratti
Parte 1 de 2

CANTA BERLUSCONI




 Hoje resolvi pensar/lamentar na língua sorella...  

 Armarcord quan amaro è Arcore col quel malaio capo del puttanaio e ormai solo resta piangere per tutti i guai, magari domani sorrida, ma oggi non ce la riesco in questa Italia mia, perchè se piangi, io piango con te...
 Por Alfredo Herkenhoff – Correio da Lapa – Rio de Janeiro, 20 de abril de 2011

O olho clínico do chefe de governo
Mara Carfagna (foto)  já foi, creio, uma vedete, apresentadora de TV, xodó de Berlusca e, claro, subiu na vida. Lá em casa tinha um bigorrilho. Hoje La Carfagna é ministra da Igualdade e das Oportunidades... Sintomaticamente mais uma bela ministra entre as mais belas descobertas pelo olho clínico do presidente Silvio Berlusconi.

 Vem aí uma lei a toque de caixa para amordaçar a investigação dos escândalos sexuais envolvedo o premier. Os investigadores  se veriam impedidos de recorrer ao grampo com ordem judicial, grampo, em italiano é “intercettazione”. A nova lei é tudo o que deseja agora o presidente Berlusconi. Não, não é tudo, que não existe exagero para tanta ambição.

Mister Bee  também quer mudanças no governo. Em 2013, ele promete deixar a chefia dos ministros. Quer mandar de fora, fazer um primeiro-ministro fantoche, e teremos pela primeira o cargo honorífico nesse regime parlamentarista controlando de fato todos os poderes. Mas isso no médio prazo.

  Agorinha o que Il Cavaliere anda fazendo é uma ajudinha para Letizia Moratti (hoje na presidência do Conselho em Milão) se reeleger prefeita de Milão, cargo que ela ganhou em 2006. As eleições municipais são no mês que vem, um teste importante para o poderoso chefão da Itália Bunga Bunga. Claro, apesar do escândalo sexual maculando a imagem do chefe do governo, Moratti vai ganhar e Berlusconi, dividir os louros.


 
A senhora Moratti

Berlusconi já insinua que vai buscar o cargo honorífico de presidente da Itália porque o atual ocupante, Giorgio Napolitano, ostenta duas circunstâncias que mais incomodam o presidente do Conselho dos Ministros: Napolitano é comunista e tem mais de 80 anos de idade. Berlusconi é novinho, só tem 70 e lá vai fumaça.

Berlusconi também está irritado com o velho Napolitano porque, independentemente de ser este um digno comunista, está denunciando que a mudança da lei que cria o tal processo breve (redução do prazo para livrar o premier de uma condenação por corrupção) é uma afronta à Constituição.
(continua)