domingo, 31 de maio de 2009

Por que a Globo nem sempre dá nome aos bois?

A mania da Rede Globo de não dar nome aos bois prossegue à toda. Rolou um tiroteio numa boate em Copacabana na noite passada. A Globo menciona o caso, não a casa. Com isso, prejudica todas as boates do bairro, prejudica o bairro.

A Globo quase não noticia nada que acontece nas outras emissoras. Mas estas noticiam tudo o que acontece na Globo. Essa omissão, por pressão de marketing, funciona no tempo, mas não a longo prazo para efeitos de audiência.

A Rede Record do bispo Macedo está investindo pesado nos nomes globais, notadamente na área de esporte por um motivo simples: em 2012, Olimpíadas de Londres, transmissão exclusiva da Rede Igreja Universal.

Ana Paula Padrão, por exemplo, parece que morreu depois que despareceu da Rede Globo. Zanzou por aí, sem beira nem horário certo no SBT, mas o bispo Macedo não dá trégua aos incômodos diabinhos do inferno datafolhal. Contratou-a? Contratou também a Mylena Ciribelli, mas a Globo não noticia.

Aliás, o site da Rede Record é pródigo em números de audiência... Louvável o esforço da Globo nesses primeiros meses de 2009, com uma chacoalhada geral na programação aliás, mais nos cenários do que na grade propriamente. Mas melhorou sim... O que era ruim ficou menos ruim. O que era melhor, melhorou.

O aumento de audiência da Record nos últimos dois anos não significa que melhorou, significa que está ficando cada vez mais parecida com a Globo.

A Globo agora vai de Vasco da Gama Campeonato Plano B quase todo sábado.