quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Carta do infartado Resposta de médico Y e amigo Z

Stent

Infarto agudo do miocárdio

Stent Dores no Peito Primeiros Socorros Dicas Transplante Vida Normal Sexo e Saudades


Tudo aqui abaixo é real:

From: L.T. Peixoto
Subject: Notícias

Prezados amigos

Sofri sim um infarto, pelo menos de acordo com o registro no prontuário médico. Na tarde do sábado, 25 de julho, senti dores fortes no peito e fui correndo para o hospital. Lá o médico, entre outras providências, logo me recomendou o cateterismo, que fiz, e no mesmo ato, constatada a necessidade, fiz também angioplastia em uma das três coronárias, que estava com 99% de obstrução.

Foi colocado o "stent", uma prótese de aço que, introduzida na região afetada da artéria, expande-a, desobstruindo a passagem do sangue. Trata-se de procedimento que desde 20 anos atrás substitui em muitos casos a ponte de safena ou de mamária, sendo muito menos agressivo. A parte mais complicada é a punção feita para introdução do cateter, na região da virilha, pois o procedimento é realizado com o uso de anticoagulantes, e há um grande risco de hemorragia no local. Para evitar o risco, o paciente fica 16 horas seguida deitado de costas, praticamente imóvel, sem poder tomar remédio contra a dor ou para dormir. Esta, no meu caso, foi a parte mais dolorosa, pois você começa sentir dor nas costas e tem que agüentar.

Mas quando saí da UTI e fiz o ecocardiograma, ficou constatado que o coração não ficou nem um pouco necrosado, de modo que, a menos do grande susto, hoje estou bem melhor do que antes. Já recomecei com as caminhadas, por enquanto 30 minutos por dia, e iniciei uma dieta alimentar.

Durante 90 dias tomarei um remédio para facilitar a formação de um tecido epitelial envolvendo o stent (processo ao final do qual o stent não é mais visto como um corpo estranho pelo organismo), e após isso todo o susto será passado.

Vou logo dando um conselho. Se começar a sentir dores no peito, principalmente se ela aumentar quando estiver de pé, corra para o médico. E trate de evitar ficar de pé, pois a dor vem e com ela a falta de oxigênio no coração, o que pode significar lesão do órgão.

No hospital espere a maca ou cadeira de rodas, em vez de se deslocar a pé. Dona Maria, durante o trajeto para o hospital, não me deixou parar de tossir. Não há comprovação de que isso funcione, mas parece que alguns médicos, na dúvida, recomendam. É isso aí. A qualquer hora devo ir a ver vocês, e então nos encontraremos.
Um abraço
LTPeixoto

Resposta de um amigo em nome da turma do botequim

Meu caro L.T.


Estamos torcendo firme para que você fique muito bem e muito melhor após o grande susto. Fico contente que tenhas parado de fumar, conforme me falou pelo telefone. Torcemos por você e venha logo que possível nos ver. Um grande abraço de todos amigos de nosso grupo.

Francisco E.


Resposta - carta aberta - de outro amigo da turma e que é médico:


Meu caro amigo

O Físico Poeta Infartou. Já está bem!
Aqui eu falo com autoridade, pois meu mestrado e doutorado são em fisiologia cardiovascular. O infarto agudo do miocárdio, desde a implantação desta técnica de stent, deixou de um bicho de 7 cabeças. Quanto o paciente é prontamente atendido, e os stents são implantados. è como se fosse uma troca de pneus velhos: trocou, zera a quilometragem. Disto você não morre mais não.

Você e eu até podemos até morrer de amargura do Governo Lula, mas não deixemos nossos corações ser abalados por esta tragédia que se abateu sobre o Brasil. Trocou os pneus agora vida nova. Já pensou se você tivesse um infarto do pênis? Agradeça ao criador que o órgão agravado tem muita peça de reposição.

Já existe transplante de pênis também. Mas você já pensou ficar penetrando nas pobres vaginas com o órgão de um defunto. Já pensou em você ficar gozando com o pau do outro? Já pensou você brochar com o pau do outro? A quem atribuir o fracasso?

FH