sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lula, estrela do G20 segundo o jornal espanhol El País

O grande dilema de Lula

O que fazer consigo próprio? - é o que se pergunta o presidente de Brasil

JUAN ARIAS - Río de Janeiro

O G-20 consagrou Lula, o carismático e taumaturgo presidente da República do Brasil, como o líder dos países emergentes que pedem justiça ao mundo pelo descalabro financeiro mundial, criado, segundo ele, pelo primeiro mundo de "gente branca de olhos azuis". Lula pediu que desapareçam os paraísos fiscais; pediu mais Estado e menos capital privado, maior controle dos mercados, menos protecionismo e mais dinheiro para os países pobres, vítimas da crise. A Rainha da Inglaterra quis Lula ao seu lado na foto oficial. O presidente Barack Obama disse a outros líderes do G-20: "Adoro esse cara", e Sarkozy ficou de braço dado com ele, alegando que a França considera como suas as reivindicações do líder brasileiero. Falaram juntos com a imprensa mundial.

(...)Dentro de casa, (...) seu dilema não é fácil: O que fazer consigo mesmo? O que fazer com essa popularidade se não permite a Constituição que seja reeleito pela terceira vez? Este é o seu dilema. De fortes convicções pessoais, ficou famosa a sua fase "nunca antes neste país", por ele mil vezes usada. Tem consciência de que muitas coisas não serão iguais no país depois de sua passagem pelo poder. (...)

(...) Lula não é mais petista, é simplemente Lula, e seus seguidores são lulistas. Criará um novo partido? (...) Lula sabe que, dado o seu carisma e altos índices de aprovação, inéditos na história da democracia deste país, ninguém quer, no mundo político, aparecer contra ele. (...) O problema de fundo é que a democracia deste país de alguna forma está consolidada, porém ainda é frágil. A corrupção a mina por dentro; o desprestigio das instituições políticas perante a opinião pública é visível. Não existem perigos de antigos golpes militares, mas sim (...) Sua decisão de não querer mexer na Constituição para poder se reeleger, afirmando que o melhor para a democracia é a alternânia no poder -se mantiver sua promessa até o fim do mandato- é um sinal positivo (...)

Para ler a íntegra do artigo do El Pais, anote o seguinte endereço:


http://www.elpais.com/articulo/economia/gran/dilema/Lula/elppgl/20090402elpepueco_11/Tes