sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sarney no fundo do poço, Dunga perto do Céu. Senado a um passo da extinção

Matraca com raiva de Brasília


Se o Senado Federal apurar em excesso, o Senado, em vez de recesso, acaba de vez. Maranhão e Amapá vão morrer de rir, que de fome já vivem há muito tempo. Essa reflexão decorre de sabedoria antiga: Quem as coisas muito apura, muito pepino segura, ou Qui nimis inquirit, multa pericla subit.

Onde estão os 300 picaretas de que Lula falava quando era deputado federal? Limitaram-se a sobreviver na música dos Paralamas do Sucesso sobre aquela queixa do parlamentar sindicalista? Ou estão por aí, rindo da cara de todo mundo?

Roma não foi feita num dia. O desmonte do Senado é uma obra coletiva, paulatina, antes interna, agora apoiada pela mídia sem exigência de diploma de jornalista. O desmantelamento se dá como o do comunismo, que desabou por si, por seus meios internos... Era belíssimo mas não funcionava, pão bolorento por dentro.

O Senado poderia ser absorvido pela Câmara Federal numa reforma constitucional? Ou num plebiscito? Alguém mais encara a ideia além da protocomunista Luciana Genro, a gaúcha unicameralista?

É só uma sugestão. O Correio da Lapa não tem voz própria nem opinião formada sobre nada. Condenamos a exigência do diploma de jornalista antes da votação do Supremo, mas, depois, sapecamos fogo na decisão. Parece paradoxo, é mais do que isso: é compromisso pétreo deste cachorrinho da informação balançar o ramo digital a todas as reflexões que surgem nessa pandora ideológica que é o universo Google Notícias, entre blogspots, twitters e portais.

Aqui são estampadas posições de todos os lados da sociedade mundial internetiana. Um dia este Correio da Lapa é de esquerda, noutro, de direita, e sempre, entre altos e baixos, o CdL se reconhece apenas como prova de que o Brasil tem essencialmente liberdade e amor à liberdade.

Os problemas sociais e econômicos estão aí para merecer críticas. Não importa a ideologia, cada posicionamento é uma ampliação da identidade brasileira. Do choque dos contrários fazemos voz, votos, decisões... Ideologia, eu quero uma para viver... Boa Sorte, Dunga! Vamos dar um Não Rotundo às pretensões da Seleção dos Estados Unidos na final de domingo pela Copa das Confederações...
By Alfredo Herkenhoff