sábado, 2 de maio de 2009

OMS: Suína dobra em 24h e são 615 infectados em 15 países

Mundo registra mais de 10 casos oficiais de gripe A por hora. Parece pouco, mas...

A Organização Mundial de Saúde, OMS. com sede em Genebra, na Suíça, informou que praticamente dobrou, em 24 horas, o número de casos de vírus da Gripe A, a gripe suína, ou influenza A, ou H1N1. Não importa a forma de escrever a causa de uma iminente epidemia mundial. Agora, na manhã deste sábado, 2 de maio, os números são: 615 infectados com confirmação laboratorial, incluindo 17 mortes e 15 países atingidos. No Brasil, são sete casos suspeitos sob monitoração. No mundo, alguns milhares de gripados sob investigação.

O México registra até agora 397 casos confirmados de infecções com 17 mortos. Os EUA anunciam oficialmente 141 casos, incluindo a morte de um bebê, que era mexicano e estava de férias em Houston, Texas. Nos EUA, cerca de 4 mil escolas suspenderam aulas enquanto aguardam exames de jovens com gripe para saber se se trata da suína.

Casos confirmados, mas sem mortes, abrangem os seguintes países: Canadá (34), Espanha (13), Reino Unido (13). Alemanha (4), Nova Zelândia (4), Israel (2), Hong Kong (1), Dinamarca (1), França (1), Áustria (1), Holanda (1), Suíça (1) e Coreia do Sul (1).

Flashes minuto a minuto sobre a doença

Independentemente dos dois boletins diários da OMS, a cada instante pipoca notícia sobre novos casos da gripe em lugares distantes entre si. A China proibiu vôos do país para o México. Há sinais de pesquisadores de que a gripe que grassa neste país ao sul dos EUA talvez seja de um tipo brando. A OMS reitera: não há previsãode vacina a curtísimo prazo. O presidente Obama advert: fiquemos atentos que a epidemia pode se transformaar num enorme desafio.

O ministro da Saúde do governo Lula, Temporão, reconheceu pela primeira vez que é praticamente certo que o vírus H1 N1 vai chegar ao Brasil, mas reiterou o que os meios de comunicação repetem a todo instante: Calma que o Brasil está preparado para conter a doença.