domingo, 17 de maio de 2009

CPI da Petrobras - investigação a favor ou politicagem?

Lula chegando à Arábia Saudita. Primeira-Dama Marisa Silva vai atrás

Lula considera CPI uma irresponsabilidade

Os senadores tucanos enfrentaram esforço governista e conseguiram assinaturas para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras, a maior empresa do Brasil e uma das maiores da América Latina. A CPI está encarregada de investigar a atuação da Petrobras na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e uma jogada contábil que teria levado a estatal a deixar de recolher R$ 4 bilhões em impostos devidos à União e jogadas em patrocínios culturais em prefeituras durante festejos juninos. A CPI deve investigar também supostas fraudes em licitações conforme apuração preliminar da Polícia Federal.

Antes de iniciar excursão no exterior (Arábia Saudita), Lula, que faz viagem de nove dias a três países (vai também à Turquia e China), afirmou que a CPI estava surgindo na esteira da crise econômica internacional e que a medida não era nada patriótica. "Num momento de crise internacional, levantar uma CPI contra a Petrobras é ser pouco patriota, pouco responsável pelo país. Acho estranho que partidos que governaram o país por oito anos tomem uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescentes. Não há explicação lógica para essa CPI". Lula acha que a CPI pode prejudicar a estatal, atrasando ou impedindo decisões administrativas.


Líder tucano diz que CPI é a favor da estatal


O presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra, qualificou a resposta de Lula de resquício autoritário. "O PSDB quer contribuir com essa empresa que é de todos os brasileiros", disse Guerra enfatizando que a CPI não é contra, mas a favor da estatal.

A CPI deve ser formada formalmente nos próximos dias com indicação dos nomes pelos partidos. A investiação teve o apoio de 30 senadores dos 87 membros da casa, ou três a mais do mínimo necessário.