sexta-feira, 29 de maio de 2009

Juíizes de Brasilia não cassam governador barriga verde

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), soltou foguete momentos depois da absolvição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Escapou da cassação. Mesma sorte não tiveram os governadores da Paraíba e do Maranhão. Agora só há mais quatro governadores ameaçados de degola pelos magistrados transformados em poder executivo maior. Será que os juízes do Supremo e do Superior - são quase os mesmos nomes - passaram a andar nas ruas? Estão lendo jornais não vinculados?

O Correio da Lapa condena sumariamente, sem fazer juízo, sem entrar no mérito, a decisão desses juízes de sair cassando governadores como se fossem criminosos, ou passarinhos ingênuos que cometeram erros durante eleição de quase três anos atrás. A cassação de Cassio e Jackson é um escândalo mais da Justiça do que da política assistencialista dos cheques-famílias, prática geral, do ex-Anthony Garotinho ao presidente Lula.

Seis dos sete ministros votaram contra a cassação do mandato de Luiz Henrique. A exceção ficou por conta do presidente da casa, Ayres Britto. Segundo o tribunal, não houve abuso de poder político e econômico por parte do governador. A coligação Salve Santa Catarina (PP/PMN/PV/Prona), que propôs o recurso, ameaça recorrer da decisão. E aí, é o Supremo que cassa e envergonha milhões de honestos eleitores.