sexta-feira, 1 de maio de 2009

Psicanalistas do mundo inteiro reunidos no Rio de Janeiro

Cerca de 1.500 psicanalistas debatem compulsão em congresso no Rio

Será que o "esquizofrênico" Bruno Gagliasso e a autora Glória Perez estão na discussão?

Cerca de 1.500 psicanalistas de todo o país e do exterior estão reunidos no Rio de Janeiro desde quinta-feira, dia 29 de abril. O simpósio vai até amanhã, sábado, 2 de abril. A programação inclui festa de encerramento no Iate Clube, em Botafogo.

Os discípulos de Freud e Lacan debatem uma das “doenças” que mais atinge as pessoas nos dias de hoje: a compulsão. Por que tem gente que quer comer muito? Por que, ao contrário, tem gente que não quer comer nada como as modelos anoréxicas? Por que ficar horas e horas à frente do computador como os internautas empedernidos? Por que tem gente que verifica várias vezes se fechou a porta da casa? Por que a droga? Por que mutilar ou tatuar o corpo? Essas são algumas das questões do XXII Congresso Brasileiro de Psicanálise, promovido pela Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi). A "discutolândia" rola no Hotel Intercontinental, em São Conrado.

O tema central comemora os 100 anos de publicação dos trabalhos de Freud sobre os sintomas obsessivos, compulsivos e fóbicos em O homem dos ratos e O pequeno Hans. Mas o seminário trata ao todo de cerca de 50 temas, entre palestras, cursos, discussões clínicas e reflexões psicanalíticas.

Será que o personagem esquizofrênico de Bruno Galiasso na novela das 8h da Globo tem chance de ganhar um pouco de luz no congresso? Seria uma boa oprtunidade de mídia para o encontro. Será que Glória Perez, a autora de Caminhos da Índia, vai dar uma passadinha no Intercontinental?

Comportamentos estranhos e loucura interessam também a grande parte do povão mais simples... Apenas falta-lhe oportunidade... A novela das 8 neste sentido é exemplar. Aliás, a Rede Globo, apesar da chatice da morosidade e do círculo sempre fechado dos personagens de seus folhetins eletrônicos, merece alguns elogios. E mereceu elogios da crítica britânica por levar temas e questões sociais e culturais de relevância, e com abordagem politicamente correta, para amplas camadas da diversificada sociedade brasileira.

O congresso abre também um espaço para interagir com a psiquiatria e a neurociência, para saber melhor como essas ciências estão pensando e colaborando para a compreensão do assunto convulsão, que é um dos dramas mais fortes na novela do horário nobre global.

O congresso de psicanalistas também abre oportunidade para rever a colega Maria Rosaria D'Amico, de Milão e que chegou ao Rio exclusivamente para participar do encontro e reencontrar velhos amigos, incluindo este aqui no Correio da Lapa.

A programação do seminário está no seguinde endereço>
www.febrapsi.org.br/congressobrasileiro2009.

Boa parte da informação deste "post" foi extraída pelo Correio da Lapa do seguinte site (anote):
http://pontolacaniano.wordpress.com/2009/04/29/cerca-de-1500-psicanalistas-debatem-compulsao-em-congresso-no-rio/


Alfredo Herkenhoff - Correio da Lapa
Contato: alfredoherkenhoff@gmail.com