quarta-feira, 4 de março de 2009

Cabrocha, madrinha, rainha: Morreu Cléria

Morreu Dona Cléria
do Bola, Capela e Amarelinho

Cléria Delacrétaz, nascimento em 1922. Sepultamento: 4 de março de 2009, meio-dia e meia: Cemitério São João Batista,
Rio de Janeiro - RJ
Será que ela mandou mesmo Sinatra à merda?
Primeira mulher negra a ganhar grana fora do Brasil com o samba
(Do projeto-livro-inédito Carrosel da Lapa, trecho lavrado em 2007)


Hoje, anos depois da seguinte documentaçao gravada,
rendo-me à emoção; Linda mulher, querida Cléria
por que morreste?

Cléria Delacrétaz é um símbolo vivo do Rio. Nasceu em 1922, não longe da Lapa, ali nas Minas Geraes, mas já em 1935, 13 aninhos (vão ter que me engolir!), caía não na vida, mais exatamente na Avenida Mem de Sá, na boemia onde logo se tornaria mãe. Esbelta, mulataça fashion com faro para parada certa, esbanja saúde, beleza e elegância no alto dos seus 85 anos de idade. Freqüenta o Bola Preta, o Amarelinho e, principalmente, o Capela. É a madrinha oficial do Capela. Sua grande foto, em tonalidade sépia, antiga, está entre os quadros acima do caixa do restaurante.

Dona Cléria, na imagem, está ali eternizada aos 44 anos, exibindo como sempre o suave sorriso de cabrocha, que sustenta, não importa a longevidade, com charme, roupas vistosas e informalidade. Dona Cléria, sem exagero, é uma das primeiras brasileiras a conseguir ganhar da malandragem oficial do Brasil, a conseguir ganhar dinheiro no exterior com o samba nos pés.

Sua vida teve lances de sofrimento. Enfrentou preconceitos, racismo e outras dificuldades. Perdeu o único filho, vítima da violência. Dona Cléria viveu muitas emoções, mas não gosta de falar em datas. Embaralha-as. O passado em sua voz nostálgica flui aos borbotões, magicamente. Diz que não dá entrevista. Então a invento, sou fruto de muitas conversas. Verdade ou mentira? Tudo o que se segue pode ser a mais completa conseqüência de uma mente, a minha, imaginosa, de cronista delirante. Tudo que digo dela é pura invenção etílica. Se bobear, já a convidaram até para dançar na Lua. Mas Dona Cléria não quer saber de rabo de foguete, nem de Nasa.

Ganhava a vida dançando samba por aqui até descobrir que ganharia muito mais no exterior. Casou-se com um suíço, que, depois de vários anos de êxtase, amor, respeito, atenção, enfartou e lhe deixou, além do sobrenome, uma pensão civilizada e respeito dos demais parentes europeus.

Dona Cléria tem razão de não gostar de dar entrevistas. Uma vida tão intensa se transforma, em minutos, numa cascata superficial desses jornalistas irresponsáveis. Mas, ali, no noite-a-noite tilintante da Lapa, está sempre lembrando, e esquecendo.

Quando fala da vida, dos guizos de seu carnaval, o faz de maneira relaxada, sem medo de usar palavrões, tal como Dercy Gonçalves. Para que não sofra, que não tenha que desmentir, ou ser desmentida no tocante a essas revelações, desde já aviso: todo erro desse capítulo é meu. Tudo o que ela desmentir significa que estou desmentido.

Ao retornar da Europa para o Brasil, viúva, a cabrocha até pensou em formar de novo um conjunto de dança, mas os entraves eram muitos, são muitos, e agora ela desdenha da possibilidade de voltar a sambar. Não poupa críticas ao país.

No pequeno depoimento a seguir, existem devaneios, argumentos que exagerei sim. Ninguém vá questionar Dona Cléria. Tudo o que não se encaixar na realidade dos fatos por ela vividos terá sido fruto de minha total irresponsabilidade, numa noite em que Dona Cléria, uma das personalidades mais importantes da Lapa, estava com um pouquinho de mau humor no nosso querido Nova Capela. Em toda declaração de Dona Cléria, existem coisas imaginadas por mim. Então o relato a seguir é mais um jogo de sete erros do que a mais completa expressão da história. Descubra algumas verdades e se dê por feliz. Dona Cléria é uma rainha e, mesmo que ela me dê um desconto, vai sobrar muita dúvida. Mas vai sobrar, e isso é o mais importante, uma certeza: aos 85 anos, bem vividos, Dona Cléria é uma senhora pastora.

Eis as palavras dela, que falsifiquei de brincadeira, com o coração na mão porque não me tomo por mitômano:

Minha arte já terminou. Fiz Orfeu Negro. Fiz o Descobrimento (sic) de Brasília, com Juscelino Kubitschek. Por que vou ficar fazendo presepada? Pra ganhar 200 merréis? Não preciso de dinheiro. O meu passaporte é suíço. Não dependo nada do governo brasileiro. O governo brasileiro não me dá nada. Tem nego aí que quer entrar nos Estados Unidos e não pode. Eu não me casei na Suíça com um pilantra. Casei com um homem direito, de dinheiro, de gabarito. Dava tudo pra mim. Homem honrado. Hoje meu negócio é com o consulado e com a Federal. Meu documento não é do Brasil.

Já trabalhei na Globo. Já dancei no Copacabana Palace. Mas nunca fui de dançar na rua. Meu negócio não é carnaval de rua, é samba no teatro, é teatro. Com Ataulfo Alves eu poderia trabalhar no começo, mas ele nunca gostou muito de negro e eu não gosto muito de macaco. Quando comecei, comecei ganhando dinheiro dançando. Mas nego agora não dá valor. Acha que todo mundo é prostituta. Eu não sou prostituta.

Trabalhei com Carlos Machado, Silva Pinto, Walter Pinto. Sou artista antiga. Trabalhei com Colé. Com Grande Otelo. Trabalhei no Teatro Recreio, no Carlos Gomes. Dancei para a Rainha da Inglaterra, no Itamarati. Dancei muito em navios. Tenho história nos cabarés da vida, mas agora quero que vocês todos se fodam. Preto aqui não tem valor. Racismo não mudou nada no Brasil. Mas pelo menos aqui na família do Capela não tem racismo. Me tratam com respeito. Podem roubar aquele meu retrato ali no alto da parede que tenho muitos outros em casa. Um dia eu quis subir na vida e fiz um conjunto: Cléria e suas cabrochas. Fui pra Europa e me arrumei. Não dei mais confiança. Maria Mercedes foi comigo (dançarina, também aposentada, morando no subúrbio do Rio de Rocha Miranda). Ela saiu do Brasil comigo. Foi muita gente comigo. Sou empresária e dona de conjunto. Faço negócio direito, mas no Brasil falou em qualquer coisa nego já quer trepar. Isso que me dá raiva.

Uma vez até o Frank Sinatra empombou com a gente. Estávamos ensaiando num transatlântico e ele se queixou de atraso. Queria passar o som, sei lá. O problema é que eu tinha comido uma macarronada e o espartilho não estava fechando. E vem aquele metido, só por causa do sucesso, dizendo que a gente não podia atrasar. Eu não vou trabalhar com fome. O fecho do espartilho também estava com defeito. Mas mandei o Frank Sinatra à merda. Eu mandei e mandaria de novo. Passar fome... Manda a mãe dele passar pra ver o que é bom pra tosse!

O Mário Lago, esse menino dele (Mário Lago Filho), vi desse tamaninho, agora é um gigante. Por isso que ele me respeita. O pai dele me deu uma luz. Esse garoto (Mariozinho) andou me desmentindo, dizendo que eu nunca tinha dançado valsa com o pai dele. Nunca dancei valsa com ninguém, quanto mais com Mário Lago no Teatro Municipal. Sou sambista. Por que ele me desmentiu se eu não falei aquilo? Mário Lago conheci muito bem. Se bobear, também foi meu amante. Também conheci muito bem Madame Satã. Esse filme que levou aí tá tudo errado.

Conheço a Europa inteira que fala francês. Viajei pra Montevidéu. Tenho 45 anos de Europa. Trabalhar aqui no Brasil pra ganhar o quê? Uma cerveja? Um sanduíche?

Vivo na minha casa: eu, meu cachorro, meu gato, que eu achei na rua, e minha afilhada, a Cláudia. Em Copacabana. Tem quarto de empregada, tem tudo. Moro sozinha. Não tenho marido. Não tenho amante. Não tenho nada. Eu gosto de viver, gosto de comer. Não quero nem saber mais de amante. Graças a Deus, se eu gastar 200 reais, 500 reais por dia, estou com dinheiro. Eu preciso de uma pessoa, que eu possa acabar meu resto dos dias, que me dê atenção, não que queira comer o meu dinheiro. Aqui no Brasil só arruma isso, cafetão.

Meu filho morreu muito novo. Quem mandou ele se casar com uma cachaceira? Só tinha que morrer. Meu marido morreu, mas deixou o sustento. Tenho uma neta na Suíça. Ela é manequim.Vem aqui me visitar.

Sou sócia proprietária do Bola (Clube Cordão do Bola Preta). Guardo foto e recorte de muita coisa que vivi. Tive muitos amantes. Fui amante de um dos gerentes do Capela (um que já se mandou). Sou madrinha dessa porra aqui (Capela). Chico eu conheço de criança (atual gerente do restaurante e que confirma que Cléria despertava muitas paixões em homens bem sucedidos). Mas nunca dei pro Chico não. No tempo que eu vivia na Lapa, tive sim muitos amores. Fui amante de um diretor do Jornal do Brasil, Pellegrini. Fui amante do Albertinho Limonta do Direito de Nascer, Mamãe Dolores, aquela novela.

Agora eu só quero saber de cuidar de mim.

Uma coisa que eu posso fazer agora é ajudar criança desamparada. Não quero mais nada. Não preciso trabalhar nem de dar entrevista.
FIM