quinta-feira, 2 de abril de 2009

Obama e a crise mundial em Londres



Barack totalmente otimista. Michele totalmente à vontade com a Rainha Elizabeth

O presidente Barack Obama está otimista com as decisões anunciadas ao término da reunião do G20 (os países mais ricos e os emergentes como Brasil, Índia e China). Obama disse queo mundo está agora no rumo da recuperação econômica. Os líderes do G20 aprovaram medidas no valor de 1 trilhão 200 bilhões de dólares para resgatar a economia internacional por meio do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de outras instituições.

Obama anunciou um pacote de ajuda aos países atingidos pela crise na África e na América Latina que deve chegar a US$ 1 bilhão. Pouco, não? Também houve um avanço político para dar um fim na bandalha que rola nos paraísos fiscais e para uma regulação dos mercados.

"A cúpula de Londres foi histórica de todos os pontos de vista", avaliou o presidente Obama durante a entrevista coletiva em Londres.

Sobre a política externa dos EUA, disse: "Devemos admitir que não temos sempre a resposta certa, mas podemos ouvir e estimular a solução correta". E noutro instante: "Num momento em que nossas economias estão vinculadas como nunca antes, o mundo inteiro foi atingido por essa crise devastadora".

Com Lula

Num encontro com o presidente Lula, Obama brincou dizendo: este é o cara, este é o presidente mais popular do mundo na atualidade... Você concorda com Obama?

Michele Obama na estreia

O que a festa do poder em Londres mais exibiu não foram esses meganúmeros, mas a presença de Michele Obama na estreia internacional como primeira-dama. Ela, que tem sido comparada a Jaqueline Kennedy, foi comparada também a Lady Diana, pela desenvoltura. Michele, por exemplo, quebrou o protocolo e abraçou a Rainha Elizabeth, algo absolutamente incomum para o rigor dos modos da realeza britânica.

As medidas econômicas e políticas do G20

+++ Coordenação de políticas de renúncia fiscal para criar empregos e estimular o crescimento econômico. Estima-se que serão aplicados, com o mecanismo, 5 trilhões de dólares na economia mundial nos próximos 20 meses.

+++ Maior controle e fiscalização dos bancos e fundos de investimentos porque foi pela jogatina, especulação e roubalheira que a crise financeira avançou até explodir atingindo todos os setores da economia mundial.

+++ Ampliação para 750 bilhões de dólares nos recursos do FMI. O organismo vai vender uma parte das suas reservas de ouro para fazer caixa e investir no Terceiro Mundo.

+++ Criação de um pacote de 250 bilhões para estimular o comércio internacional.

+++ Será emprendido um esforço pata concluir a Rodada de Doha, que há anos discute as normas e a liberalização do comércio mundial.

+++ Haverá um novo controle dos paraísos fiscais, com quebra de sigilo bancário para pegar criminosos de todo tipo: crime organizado, colarinho branco, políticos corruptos, mafiosos etc. Estão previstas sanções para os governos de paraísos fiscais se não houver colaboração.
São paraísos fiscais Suíça, Áustria, Luxemburgo, San Marino, Cingapura, Hong Kong, Macau, Uruguai, Ilhas do Canal - Jersey, Andorra, Liechtenstein, Mônaco, Bélgica e diversas ilhas do Caribe, notadamente Caimã.