quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lucky Strike, Golpe de Sorte, Robert Loewy, guerra e arte







Golpe de sorte


Por Alfredo Herkenhoff


A marca Lucky Strike, nascida logo após a Guerra da Secessão, é um ícone que acompanha a história dos Estados Unidos desde a segunda metade do século 19, quando se deu o conflito entre o Norte que se modernizava e Sul escravagista, em 1860, enquanto famílias corriam atrás do ouro, onde ele estivesse, não importando se fosse sob a forma de grandes pepitas no Eldorado da Califórnia, que pertencia ao México até 1848 (ano do Manifesto Comunista de Karl Mark), ou se fosse sob a forma do sonho de uma vida melhor, em qualquer rincão do imenso território norte-americano. Nessa corrida migratória, formaram-se inúmeras pequenas comunidades, cidades e vilarejos desprovidos de tudo e que aguardavam, com excitação, a chegada da diligência, do comboio ou do trem trazendo a comunicação do mundo que não podia estar num telegrama vindo pelo fio: compravam-se as mercadorias essenciais como por exemplo cereais, sementes, pá, enxada, café, jornal e tabaco.


Lucky Strike, ou golpe de sorte, foi lançado em Richmond, no estado de Virginia, em 1871.por R.A. Patterson , que começou a vender a mistura de fumo em 1853. O cigarro foi apresentado pela primeira vez em sua tradicional embalagem verde em 1916, então pela American Tobacco Company. Na Segunda Guerra, o verde foi substituído pelo vermelho de ouro de touro porque o cobre utilizado naquela cor era produto essencial ao esforço para derrotar as forças do Eixo.


Lucky Strike, sempre antenado com o próprio tempo, foi vendido então sob o slogan: "O Lucky Strike verde foi à Guerra." E foi contra um ditador, Adolf Hitler, famoso por sua campanha antitabagista no afã de incensar teorias racistas.


A história do produto, enquanto elemento catalisador de sonhos e ambições, dos fabricantes aos consumidores, contém, atravessa ou tangencia a dinãmica da ascensão econômica dos Estados Unidos com todas as suas conrovérsias. Houve épocas em que o Lucky Strike foi vendido como se fizesse bem à saúde, como ícone do citado esforço de guerra, de integração racial, como no famoso anúncio com a mulher negra nos anos 20, como um símbolo de criatividade nas artes, como o patrocínio de seu nome nos programas 'Lucky Strike Radio Shows', mostrando ninguém menos do que George Gershwin, tendo ainda a marca sido reconhecida como uma das grandes representações da pujança americana, no sentido amplo do American way of life, do sonho individual na terra da esperança, do golpe de sorte na Corrida do Ouro, da mesa de jogo, do self made man, do novo design industrial.


Basta lembrar que Lucky Strike é uma das marcas mais antigas do mundo e hoje a mais velha do grupo multinacional British American Tobacco (BAT), não apenas como nome, mas também como design. Foi consolidada por Robert Loewy, considerado pela imprensa dos EUA como um dos 100 homens mais influentes do século 20 no país e autor, entre outras famosas concepções, da garrafa de Coca-Cola, da sopa Campbell, do Studbaker e por aí vai....


Essa longevidade do alvo com o bordão Lucky Strike, completando agora quase 14 décadas, enfrentou embates de toda ordem: desde a concorrência de outro ícone da indústria de fumo, como a marca Marlboro, de afirmação individual da macheza, até a consciência crescente de que o tabaco, ao contrário dos seus primeiros tempos de marketing, não só não faz bem à saude como pode provocar, segundo as pesquisas científicas, doenças graves como câncer de pulmão.


Mas as propriedades farmacológicas do fumo, a consciência de que a decisão de fumar envolve riscos futuros e as restrições para que esses riscos fiquem circunscritos apenas aos adultos que, por livre arbítrio, decidiram fumar, entre outros fatores como legislação crescentemente repressiva ao tabaco, são apenas o pano de fundo mais recente de uma história do comportamento da humanidade, hoje com quase hum bilhão de fumantes, dos quais mais de 30 milhões no Brasil.


Fim e Obs: Ao procurar imagens para ilustrar este texto que escrevi alguns anos atrás, me deparei com um blog chamado Mundo das Marcas, exibindo um artigo interessante sobre Lucky Strike como um dos símbolos da cultura dos EUA... Eis o endereço:


http://images.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSSOP3dkn-zZtl3DGFTqUAKo_WMfrA08hJoGsvRTVFSDOKk2oNtMDSGJdlvLykT6o0Y59j81RIkhSQeSIReqdn9BmWbFO1XPI2BZRLIFYveFQr2kwZcksBAkiriVdnXQy5k8Z-Ae3wXNjp/s320/lucky+ad+1.jpg&imgrefurl=http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/lucky-strike-american-original.html&usg=__87wzh2H4Ofc4QP8OhJbK5cBGMgA=&h=286&w=200&sz=22&hl=pt-BR&start=43&sig2=E3R0FvIe0VFi1nggBH11MA&um=1&tbnid=MJQDXX2A4f-utM:&tbnh=115&tbnw=80&prev=/images%3Fq%3Dlucky%2Bstrike%2Bcigarette%2Bgreen%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dgm%26sa%3DN%26start%3D40%26um%3D1&ei=j5n5Sa7gFqTEtgfPrJDGAw


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