domingo, 19 de abril de 2009

Vettel conquista o GP da China de F1

A largada foi atrás do safety car. Sebastian Vettel dominou toda a corrida, perdendo a liderança só nas duas paradas para combustível e troca de pneus. Chegou quase 11 segundos à frente do companheiro Marc Webber numa dobradinha da Redbull que bota mais lenha na foggueira do campeonato de 2009. Vettel (foto) sofreu um susto ao bater de leve no carro do suíço Sebastien Buami.

A Fórmula 1 em 2009 é só surpresa e segue animada: Sebastian Vettel conseguiu sua primeira vitória na temporada e a segunda na carreira... O alemão tem apenas 21 anos, começou com kart aos oito, é o mais jovem a vencer um GP na história e já há quem o estime como um novo Michael Schumacher... Quebrou a pequena hegemonia de Jenson Button que vencera as duas primeiras corridas deste ano...

A forte chuva em Xangai fez com que as primeiras oito voltas da prova fossem com o carro-madrinha na pista. O madrinha voltou na 20ª volta depois de um montão de batidas e rodadas. Felipe Massa abandonou quando estava em ótimas condições para até vencer, pois tinha muita gasolina e, com a chuva, superava no braço os problemas da Ferrari diante das revolucionárias tecnologias das equipes concorrentes. A Ferrari está na lanterna no Mundial de construtores.

A seguir trechos da reportagem do correspondente em Xangai da agência Reuters, Nick Mulvenney:

O alemão Sebastian Vettel deu à Red Bull sua primeira vitória na Fórmula 1, vencendo de ponta a ponta debaixo de muita chuva o Grande Prêmio da China neste domingo. Seu companheiro de equipe Mark Webber chegou em segundo lugar.

O piloto de 21 anos conquistou sua segunda vitória na carreira, com o australiano Webber conquistando seu melhor resultado até hoje, numa dobradinha da Red Bull.

"Conseguir os dois postos mais altos do pódio para a Red Bull é incrível, estou extremamente feliz," afirmou Vettel, que levou quase duas horas para completar as 56 voltas.

"O britânico Jenson Button, que venceu as duas primeiras corridas da temporada, terminou em terceiro lugar, aumentando sua liderança no campeonato para seis pontos sobre o seu companheiro na equipe Brawn, Rubens Barrichello, que chegou em quarto lugar.

"Foi um grande resultado para mim," disse Button, que agora tem 21 pontos. "O problema é que você não consegue ver o carro que está a frente ou atrás, é realmente bem perigoso."

Heikki Kovalainen, da McLaren, foi o quinto colocado, dando início enfim à sua temporada depois de não conseguir completar as duas últimas corridas, enquanto que seu companheiro de equipe, o atual campeão Lewis Hamilton chegou em sexto lugar depois que uma derrapagem logo no início da prova tirou suas chances de uma melhor colocação.

A Brawn GP tem 36 pontos e a Red Bull tem 19,5. A Toyota tem 18,5 pontos.

FERRARI EM BAIXA

A Ferrari continua em baixa, fracassando mais uma vez em pontuar na temporada. O carro do brasileiro Felipe Massa parou depois da segunda entrada do carro-madrinha, enquanto que Kimi Raikkonen chegou em 10o. lugar. A Ferrari, que permanece na lanterna do mundial de construtores, tem no momento seu pior início de temporada desde 1981 quando seus carros desistiram das três primeiras provas.A equipe tentará melhorar o desempenho no Bahrein, no próximo fim de semana, onde pelo menos a chuva não deverá ser um problema.

Para ver a integra da mátéria, anote o endereço: http://www.abril.com.br/noticias/esportes/vettel-leva-red-bull-primeira-vitoria-361184.shtml