Os deputados da Itália aprovaram por 316 votos a 258 uma polêmica e rígida lei, que torna crime entrar ou ficar no país ilegalmente. É o choque de ordem do primeiro-ministro namorador Silvio Berlusconi. Há quem compare a nova legislação a um ato nazista. Mas a lei ainda precisa passar pelo Senado para entrar em vigor.
Entrar na Itália sem permissão dará multa de 5 mil e 10 mil euros (ou de R$ 15 a R$ 30 mil0. Os imigrantes não seriam presos, mas pega três anos de cadeia qualquer pesoa que por exemplo alugar uma casa para um imigrante ilegal. Pesquisas informam que os italianos atribuem o aumento de criminalidade aos imigrantes.
Em 2008, quase 40 mil africanos entraram na Itália. No ano passado, 3o mil estrangeiros pediram asilo a Roma. A ONU e o Vaticano, além de ongs de direitos humanos, não gostam nada da nova lei.
O deputado Rocco Buttiglione, de centro, disse que a Itália, com a nova lei, estará inventando uma nova escravidão, ou uma classe social sem qualquer direito. Rocco disse que se for aprovada, os imigrantes vão pedir socorro e emprego à Máfia.