quinta-feira, 10 de junho de 2010

MULHERES ADEREM AO MUNDIAL DA FIFA

AVISTADO VIA JORNAL ZERO HORA:

Copa do Mundo também é assunto de mulher, sim

Colunista traz fatos curiosos para provar que nem só homem curte futebol

Trissia Ordovas Sartori

Em um primeiro momento, Copa do Mundo parece significar um mês sem homem no mundo, certo? A maioria dos queridos está totalmente sintonizada no que está acontecendo nos gramados da África. Com uma concorrência dessas, nem vale a pena brigar ou se estressar. A alternativa é estar, pelo menos um pouco, por dentro da competição.

A coluna Nem Lolita Nem Balzaca dá um romo para quem não tem tanta intimidade com o mundo da bola, bem como para quem adora esse universo. E, se a gente for pensar, futebol é, sim, coisa de mulher: afinal, são 44 pernões correndo atrás de uma bola por partida. Nada mal! Sem falar que nós, mulheres, somos bem mais observadoras e detalhistas do que os homens. O campo pode ser uma boa opção para exercitar esses dotes. Já pensou poder contar aos outros quão impressionada você ficou com o esquema 3-5-2 de determinado time?

Calma: por aqui vocês vão encontrar um pouco de tudo: moda, comportamento e, até, futebol.

E eles?

A cervejaria Heineken realizou uma pesquisa em 15 países, incluindo o Brasil, e constatou que futebol é o assunto mais presente em conversas entre amigos. Foram ouvidos 5,3 mil homens, e o futebol foi apontado por 88% deles como o assunto predileto. Em segundo vieram as mulheres, com 45%, seguidas pelo tema trabalho, com 34%.

Frufrus

Dica para entrar no clima da Copa, de leve: unhas pintadas com motivos do evento. Tudo indica que as torcedoras mais antenadas e vaidosas vão aproveitar a moda colorida dos esmaltes para se enfeitar.

Não vale dizer que mulher só assiste futebol para conferir os jogadores. Pesquisa da Sophia Mind com 2.084 mulheres, com idades entre 18 e 60 anos, revelou que 80% torcem para algum time. Desse total, 30% costumam acompanhar campeonatos, 52% delas assistem a jogos junto com parceiros e 90% dizem não ter reclamações sobre o tempo que eles passam assistindo futebol.

Na Copa, esse número aumenta: 94% assistem aos jogos da Seleção Brasileira e um terço acompanham, também, os de outras seleções.

E, para 93% das entrevistadas, o Brasil será campeão dessa Copa.

No twitter...

Ashton Kutcher e o jogador Kaká são os mais novos superamigos do Twitter. Entre uma mensagem e outra, trocam ideias sobre projetos humanitários na África. O ator contou que está prestes a desembarcar por lá e Kaká pediu que a torcida do ator nesta Copa seja toda para o Brasil.

E por falar em Kaká, a mulher dele, Caroline Celico, 22 anos, confessou que proibiu o maridão posar de cueca no ensaio que a revista Vanity Fair fez com os bonitões da Copa. À revista Joyce Pascovitch deste mês, declarou:

– Não deixei, não! Ele já sofre exposição contínua na profissão dele. Tem de ter alguma coisa que seja exclusiva da esposa, né? Senão perde a graça.

Ué, perde a graça pra quem?

Presença colombiana

A Colômbia está ausente da Copa pela terceira vez consecutiva. Mas, nessa edição, o país terá dois representantes na festa de abertura hoje: os cantores Juanes e Shakira estarão no Orlando Stadium, de Soweto, em Joanesburgo.

Shakira, aliás, chega à África envolta em uma polêmica, já que canta a música-tema do mundial, Waka Waka (This Time For Africa). O país está dividido com a apresentação. Parte acha que uma cantora estrangeira pode dar visibilidade ao evento, outra parte acha que o hino deveria ser cantado por um artista local com ritmos africanos.

A colombiana está feliz.

– É muito emocionante, é um grande dia para mim – afirmou.

Já Juanes, pouco conhecido no Brasil, aproveitará para lançar a música Yerbatero – primeiro single de seu novo álbum, cujo título ainda não foi divulgado e deverá ser lançado entre outubro e novembro.

Essa será a primeira canção que Juanes apresenta ao público em três anos. Conhecido como uma espécie de Bono Vox da América Latina, por suas canções engajadas, o ganhador de 19 prêmios Grammy disse que não tem favoritos na Copa:

– Mas estarei dando força a todas as equipes latinas.

Dica

Cuidado ao chamar um jogador de gato. Na gíria do futebol, a palavra é usada para indicar aquele que mente a idade pra ingressar em um time de base, falsificando documentos.

Use ‘bonitão’!!!