sábado, 26 de março de 2011

Coluna dos Nossos dias (4) Globo vs Record - Obama destruiu Kadafi - Ibis do Pão de Açúcar e Ema de Burarama

É pedra

O morro do Pão de Açúcar tem uma fenda, uma sombra, formando a imagem de um íbis, um pássaro perna longa, peralta. A Pedra da Ema, no distrito de Burarama, a 40 km do Meu Pequeno Cachoeiro, também tem fenda e imagem de um pássaro. Burarama produz a famosa cachaça Floresta. Mas as cachaças capixabas de melhor qualidade são da região de Castelo, cidade de muito café e gente empreendedora, como a família Nemer. Mas hoje todos os mais ricos do sul do Espírito Santo têm um pezinho no mármore. A região é a capital mundial desta pedra e granito. Indústria de apenas 50 anos de vida, já são cerca de 1.500 firmas no setor, com extração, beneficiamento e exportação (70% que o Brasil vende tem Cachoeiro e adjacências na parada).


Inveja de uma velha estrela

Eu preferia o apresentador Faustão quando era gordo, eu e ele, porque eu consumia mais e ele tinha mais ibope. Hoje quando estamos perto da aposentadoria, posso me gabar. Já não tenho nenhum ibope. Um dia Faustão será igual a mim, lápide, esquecimento, e a história nos ignorará. Hoje já sou ignorado pelos que não ignoram o Faustão, e como não o ignoro, e até falo dele, posso concluir, num silogismo tosco, que eu me ignoro.


De um office boy do BNDES falando sobre governança

Se eu fosse presidente da Petrobras não haveria nenhum problema para a estatal, nenhum risco. A gigante anda com suas próprias pernas, um conjunto de engenheiros e técnicos, a direção apenas interagindo com as autoridades do Palácio do Planalto no campo estratégico dos investimentos. Noutras palavras, qualquer um poderia em tese ser presidente da estatal sem ameaçá-la. Até o deputado Tiririca.


Palavras de um produtor cultural

embriagado com a briga

Globo versus Record

Já se foi o tempo em que a Globo liderava sozinha e não precisava pensar o baixo nível, como hoje precisa, para fazer frente à crescente Rede Record, que imita a Vênus Platinada e que, por não saber imitar bem, mas sabendo que na TV aberta é quanto pior melhor, vai mordendo a liderança das Organizações já ali pela altura do calcanhar.

Antes que muita gente imagina, e num prazo menor do que muita gente estima, a Record ameaça passar a Globo, se o andar desta carruagem de fogo e vaidades continuar o mesmo. A Record tem o mecanismo da religião injetando bilhões por ano da lavagem dizimista toda madrugada, a madrugada inteira. A Globo já não tem mais nem a aliança máxima, aliança exclusiva com o governo federal, que agora reparte as verbas pelo bem geral dos candidatos no próximo pleito e para a felicidade geral do engessamento eleitoral.

Um paradoxo: a Globo é uma das grandes TVs abertas do Mundo, mas, por ter tal qualidade, ameaça desabar nos índices. A qualidade ou a exigência migrou para as TVs de assinatura.

O dilema: como não baixar o nível e ao mesmo tempo aumentar o ibope? Ou pelo menos segurá-lo? Já a Record não tem pruridos. Cristo é só de madrugada a preços exagerados de aluguel de horário. O que o empresário Edyr Macedo ganha de esmola espiritual, tesouro que a traça não roi, o bispo Edir recebe líquido depois de sua Rede Record recolher os impostos da massa bruta doada por gente humilde sem tributo nenhum.

Noutras palavras: a Record, uma sociedade comercial, lava e leva a esmola do Banco Iurd, uma sociedade religiosa livre de tributos. Com tanta grana em caixa, quer desbancar a Globo nas licitações futuras para as transmissões de futebol e noutros esportes. Nas Olimpíadas do na que vem, por exemplo, em Londres, a Globo está fora. A Record pegou a exclusividade.

Não entrar no mérito da fé. A Universal tirou muita gente do mau caminho. Mas seus desafetos, como o ex-sócio bispo Malafaia, botam no Youtube, sem meias palavras, o que pensam de Macedo. Malafaia diz que o dono da Iurd e da Record é um falso profeta. Tivera eu a cabeça fraca, eu diria que o avistado no Youtube parece um Malafaia comparando Macedo a um emissário do demônio.

Essa briga entre os tubarões das tele-captadoras diz alguma coisa? Talvez o nicho do mercado de conversões já tenha atingido o seu limite. Agora é pastor brigando com pastor pelas partes, pelo share. O que torna tudo mais complexo é que alguns pastores não conseguiram avançar no nicho não evangélico da mídia eletrônica. Macedo com isso passou a reinar acima de tudo e de todos. Tem a TV do entretenimento, tem casa em Miami e um avião tão bacana quanto o Airbus AeroDilma.


Beto Braga Sem Rubem Braço, ou o estilo é a releitura:

Roubaram a minha máquina

mas não roubaram o que fiz com ela


Roubaram a minha santinha

...que melhorou de juramento

mas não aprimorou a fé


Tiraram o cajueiro do meu quintal

Não chuparam o meu caju

Tragaram a minha paisagem

Não me inspiraram nenhum ar puro


Fim de Kadafi é

questão de dias

ou duas semanas

no máximo

O contra-almirante americano Bill Gortney disse numa coletiva que Kadafi está praticamente nocauteado: "Kadhafi quase não tem mais defesa antiaérea e há apenas uma capacidade reduzida de comandar e de apoiar suas tropas no terreno. Sua aviação não pode mais voar, seus navios permanecem no porto, seus depósitos de munições continuam a ser destruídos, as torres de comunicação foram derrubadas, seus bunkers de comando foram inutilizados".

Conclusão nessa linha do otimismo total: Parabéns, Obama! Os ataques devem durar mais algumas semanas no máximo e logo virão as negociações entre líbios para estabelecer um processo de eleições e possíveis formas de governo, tudo sem nenhum soldado estrangeiro pisando o solo líbio. Será?

Por Alfredo Herkenhoff

Rio de Janeiro, sábado, 26/03/2011 – Correio da Lapa - alfredoherkenhoff@gmail.com