quinta-feira, 18 de junho de 2009

Irã eleitoral: Obama diz na 4ª o que aqui se disse na 2ª-feira. Não há candidato moderado

Mousavi ou Ahmadinejad! Qual a diferença entre uma grande mosca e uma varejeira?

Irã e Obama - Notícia comentada


Na segunda-feira, este Correio da Lapa mostrou depoimento de uma autoridade do governo de Portugal dizendo que não havia candidato moderado no Irã. O general Loureiro dos Santos disse ao Correio da Manhã, de Lisboa, que não compreendia o motivo de tantas expectativas em torno de um suposto moderado Hussein Mousavi já que, durante a campanha, este candidato não travou nenhuma polêmica com o chefe Mahmoud Ahmadinejad. O militar disse que os dois são muito parecidos e não divergem em nadinha com relação ao programa nuclear do governo fundamentalista de Teerã. Para Portugal, explicou, tanto faz um quanto o outro.

E foi exatamente quase isso que o presidente Barack Obama, o caçador Ninja de mosca varejeira, afirmou nesta quarta-feira. Disse Obama que há pouca diferença entre o atual chefe de Estado iraniano e seu oponente: "A diferença entre Ahmadinejad e Mousavi em termos de política pode não ser tão grande como tem sido divulgado".

Obama ressaltou que, não importa o vencedor na eleição sob suspeita de fraude na apuração, os Estados Unidos vão dialogar com o regime "que tem sido historicamente hostil" à Casa Branca.