segunda-feira, 11 de maio de 2009

Levy Cardoso, vivinho aos107 anos de idade (2 de 3)



Waldemar Levy Cardoso

Em muitos países, marechal é o posto de maior patente no exército e na força aérea, sendo superior aos dos restantes oficiais generais. Normalmente, o posto naval equivalente, é designado "almirante", "almirante da Armada" ou "almirante da frota".

Geralmente, o posto de marechal é uma dignidade honorífica atribuída aos generais com umarelevante folha de serviços em tempo de guerra. Até a reforma estrutural de 1967, no Exército Brasileiro, os generais-de-exército (com quatro estrelas), ao passarem para a reserva,
ganhavam a quinta estrela pela promoção automática.

Com a reforma, somente haverá apromoção de um general-de-exército para marechal em caso de guerra. Em 1975, o Exército tinha 73 marechais — o que significa que havia mais marechais brasileiros do que franceses e ingleses juntos ao longo de toda a sanguinolenta história de guerras de todo o século XX. Hoje, o Brasil só tem um único marechal vivo, Waldemar Levy Cardoso.

O último marechal brasileiro na ativa foi Mascarenhas de Moraes, em função da posição de comandante da Força Expedicionária Brasileira, que por um decreto do Congresso Nacional, foi mantido honorificamente de forma vitalícia na tropa ativa, até seu falecimento, em 1968.
No período imperial, a patente era denominada de marechal do exército.

Para saber mais sobre o último marechal, anote os seguintes endereços

http://www.terra.com.br/istoegente/71/testemunha/index.htm

http://www.itu.com.br/noticias/detalhe.asp?cod_conteudo=12394&adm=1

http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=206&Itemid=36