sábado, 23 de maio de 2009

Menina Maísa: a Lei proíbe bate-papo com Silvio Santos


Justiça revoga alvará que permitia a Maísa fazer programa de TV

Proibição na verdade atinge Silvio Santos





Maísa, o que você quer ser quando crescer?




Quer ser criança igual a Angélica?


Quer ser eterna igual ao tio Silvio Santos?


Quer ser uma adulta como Shirley Temple?


Ou ser uma estrela feliz e anônima?


Especulações fantasiosas...


A menina Maísa, de sete anos, não é robô, não é robot, não é robótica, não pode, por determinação da Justiça Provisória, ser mais usada para enganar a emoção televisiva. Será que a decisão proibindo o trabalho da criança de sete anos - "dialogar" com o apresentador Silvio Santos - vai criar jurisprudência? Será que vai virar acórdão jurídico, servir de alertas contra o uso de outras crianças achando que vão salvar seus pais da pobreza nacional?


A menina Maísa, já há uns tres anos na Tv, descoberta de Raul Gil, é linda, e ninguém duvida de que o também empresário e sempre camelô Silvio Santos lhe dedica atenção, mimo e carinho, além de remuneração aos responsáveis por ela.


Maísa está proibida de ser usada por Silvio Santos, com o qual ela vinha batendo um papo teológico fajuto. Para além da simpatia de criança, Maísa apenas fatura para seus queridos pais, provavelmente os inocentes oportunistas do templo. Mas a verdade é que Maisa não foi proibida de trabalhar pela Justiça. A Justiça Provisória proibiu que os adultos usem a infância dela no trabalho de entreter e faturar publicidade. Como assim? Maísa é normal, não pode ser usada como um robô da inocência, não merece tratamento privilegiado, e a lei proíbe que qualquer pessoa trabalhe antes dos 14 anos de idade. O negócio até essa idade é estudar e brincar, afeto e socialização.


Mas essa questão é complexa, o Brasil é um dos países que mais castigam suas crianças, crianças assassinadas, seviciadas, torturadas, robotizadas pela mídia, espancadas, largadas nas ruas, ou usadas na publicidade para enganar os enganados.


Especulações e maluquices sobre o futuro de criança-celebridade


Maísa, quando você fizer 18 anos de idade, e estiver numa boa universidade, talvez se depare com essas linhas, numa pesquisa qualquer da estocástica, e muitos que hoje odiarão este texto, como odiaram quando seu autor foi titular de uma coluna na capa do Caderno B do Jornal do Brasil, serão vistos por você como são, humanos, com qualidades e defeitos.


Maísa, que o seus olhos vivazes de luneta percebam o futuro distante hoje aqui encomendado. Abstraia os absurdos perpetrados contra a gente da sua geração. Pense no que foi pensado sobre você daqui a alguns anos.


Família Silva


Meu nome é Maisa, sou da família Silva, como Lula e Dona Marisa, sou daquela mesma família Silva que, meio século atrás, o cronista Rubem Braga escreveu prevendo que um dia chegaria ao poder. Sou Maísa e escapei, estou estudando porque quero trabalhar bem, o que significa escapar da escravidão do ibope e constatar: é melhor estudar e fruir a estética das escolhas do que encalhar num escolho, parar na telinha do marasmo à tarde contando estrelas, ora direis.


Como escapar da engrenagem que consome os consumidores?

Maísa e a filha de Xuxa - como é que ela chama mesmo? - saberão escapar dessa engrenagem dentada, dessa volúpia cultural em chamas que engole a audiência num emaranhado de ilusões, entre resmungos de responsabilidade social como se todo mundo, com um mínimo de informação, elogiasse ou aceitasse com resignação o império da estupidez?


Viva Helio Oiticica. Viva a merde d'artiste de Piero Manzoni. Viva Cildo Meireles. Viva a pintura abstrata das palavras. Viva a psicanálise a-verbal dos gestos. Viva a baba antropofágica de Lygia Clark se lixando para falsos profetas e falsos moralistas. Viva a humanidade do arte. Viva a TV Globo, a melhor das horríveis. Viva Cacilda Becker. Viva Caetano Veloso. Viva quem quer que seja que não depende de quem o elogie ou o ironize. Viva Julio Bressane no horário nobre. Viva Clarice Lispector no coração de 600 mil mendigos.


Maísa ainda vai bater papo consigo própria e escapar deste universo da mediocridade, e quando tiver ali pela altura dos 18 anos de idade, vai descobrir que essas palavras foram lavradas aqui por quem já terá morrido sem sequer merecer lápide. Nesse futuro imediato, instante de luz daqui a alguns segundos, talvez a jovem já maior de idade tenha tido a chance de decidir escapar dos algozes da ambição e da audiência. A filha quis ajudar o papi e era divertido. Mas não adianta o afeto remunerado apenas no núcleo fundamental da família. Melhorou de vida? Muda de bairro. Mas há de se pensar sempre nos vizinhos.


Será que virão medidas liminares e cautelares para Maísa cumprir o contrato de trabalho?


O SBT, a emissora reprimida, acata a Justiça provisória e diz que a criança não participará de programa com Silvio Santos. Sem advogados de plantão, a emissora se viu impotente para buscar os múltiplos sentidos das mais complexas interpretações na noite de sexta-feira.


O alvará de trabalho que permitia à menina trabalhar no programa "Pergunte para Maisa", no "Programa Silvio Santos", do SBT, foi revogado pela Justiça, segundo nota da assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual (MPE). Entretanto, o MPE não detalhou se a determinação restringe outras atividades da menina na emissora.

O SBT afirmou no fim da noite que vai acatar a decisão da Justiça de Osasco e que a empresa não pretende recorrer. Entretanto, segundo a emissora, está previsto que Maísa continue a apresentar dois programas de desenhos animados, um aos sábados e outro aos domingos.


Será que teremos surpresas com medidas liminares? Será que Silvio Santos será abençoado por um insight? Ou um esplendor de luzes e palavras em estado de indignação? Não, Silvio Santos não é de se indignar. É o eterno pragmático. Quer morrer jovem depois dos 100 anos de mesmice.


Investigação sobre as condições do trabalho


Segundo o MPE, o alvará que foi cassado havia sido concedido pela Promotoria Estadual da Infância e da Juventude de Osasco, com a concordância da Justiça do município. Por entender que Maísa teria sido submetida a situações que ferem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) durante os programas, o Ministério Público Estadual (MPE) decidiu pedir a revogação do alvará, sendo atendido pela Justiça de Osasco nesta sexta.


Duas imagens de Shirley Temple na década de 1930, a estrela-mirim do mundo, para efeitos de comparação com duas fotos de Maísa. Será que a funcionária de Silvio Santos é mesmo um prodígio e será um dia uma estrela de cinema? Será médica um dia? Será que vai fazer crochê? Vai estudar balé? Ou entrará para um convento, votos de pobreza e orações? O futuro de Maísa pertence a quem?


O Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em exercício, Pedro Antonio de Oliveira Machado, instaurou na quarta-feira (20) inquérito civil público para apurar as condições de trabalho de Maísa. De acordo com nota divulgada pelo MPF, o procurador requisitou fitas dos programas dos dias 10 e 17 de maio à emissora e vai apurar se houve abuso à sua integridade psíquica e moral. Nesta sexta-feira, o procurador enviou ofício ao Ministério das Comunicações para saber se o órgão tomará alguma medida contra o programa. Segundo a assessoria do MPF, o ministério terá prazo de cinco dias para responder após ter sido notificado.


Informações extraídas de diversos sites, incluindo o G1, e das Organizações Globo, um dos mais ágeis endereços do Brasil, o mais acessado e tal, mas com defeitos, e é raro qualquer coisa da Globo falar de qualquer coisa que não seja da Globo. Só que o SBT de Silvio Santos e da menina Maísa parece não incomodar ninguém em matéria de estética e nem a Globo em matéria de Ibope.