sexta-feira, 17 de julho de 2009

Obama & Luther King & Du Bois

Obama saúda avanços nos direitos civis, denuncia que há muitas barreiras a derrubar contra a discriminação e ressalta que uma nova mentalidade é valor essencial na América Pós-Racial...








Barack Obama homenageou os pioneiros na luta pelos direitos civis dos negros no centenário de organização de afro-americanos (NAACP), fundada, lembrou o presidente dos Estados Unidos, quando a segregação racial "era um modo de vida e os linchamentos, muito comuns". Obama saudou a "nova mentalidade" como valor essencial para uma América pós-racial.

Filho de um economista negro queniano com uma universitária americana branca, Obama citou mártires como W.E.B. Du Bois e Martin Luther King. Apesar dos avanços, resssaltou Obama, ainda há várias barreiras a derrubar. O presdiente lamentou em tom de denúncia que os negros corram mais risco de doença e menos oportunidade de receber tratamento médico decente.

Jovens negros correm "cinco vezes mais risco do que os brancos de parar numa prisão", afirmou o chefe da Casa Branca, lembrando ainda: o vírus HIV atinge a comunidade negra com "força desproporcional".



Os programas do governo não são suficientes para levar os jovens à Terra Prometida, reconheceu o presidente, prometendo lutar por "uma nova mentalidade, novas atitudes diante de uma herança destruidora" e resistente, que é a discriminação.