segunda-feira, 6 de julho de 2009

FLIP 2009 - A NOITE DO SARAU IMPERIAL EM PARATY



O SARAU DO PRÍNCIPE

A NOITE DES PRINCESAS POETAS

OUT-FLIP / PARATY / 5 DE JULHO - 2009

Por Tavinho Paes, do site Photophophoka (*)

... pelo quinto ano consecutivo, independente dos fóruns de debates da FLIP, cruzando a meia-noite e rompendo a madrugada à luz de tochas e aquecido por uma lareira, aconteceu o quinto encontro anual da Academia dos Poetas da Amendoeira Imperial, cravada nos jardins da Casa do Príncipe Don João de Orleãns e Bragança, em Paraty...
... a inexpugnável parceria de Tavinho Paes e João Luiz de Souza, com o apoio voluntário de todos os artistas presentes à arena instalada num círculo de fogo similar ao das cerimônias espirituais mais elevadas, produziu uma das mais interessantes edições do evento desde que sua instituição entrou em cena, em 2005.

... houve concentração; portanto, houve prazer ... notava-se educação na platéia ... parecia até que se estava escutando a o primeiro movimento da 5ª Sinfonia de ...Mahler!
... em consequência deste detalhe abstrato de importância relativa e interesse de poucos, a qualidade dos textos e performances subiu a níveis formidáveis.


... sem que fosse necessário pedidos de silêncio, por 145 minutos initerruptos, a poesia e seu inquietante mistério citoplasmático administrou o acontecimento, deixando que a histeria dos exibicionistas, a ignorância dos alterados e a rebeldia dos apatetados varassem a noite bem longe dali, no bar da praça, bebendo cervejas quentes e açucaradas, enriquecendo comerciantes de secos e molhados que, a respeito de cultura e arte, interessam-se tanto quanto analfabetos interessam-se por livros e cretinos (no sentido grego, é claro) interessam-se por política.

NÃO TEM JEITO (é de lei): neste mundo em que a igreja chama-se shopping e o deus dela é o mercado; todo santo dia, saem de suas casas os malandros e os otários: quando se encontram pelas ruas, acontece o que chamamos de ...négócios!


... de repente, às 08:30, na Casa do JB, servido pelo estudioso de Gilberto Freire, Édson Néri da Fonseca, a humildade de Manoel Bandeira deu bandeira de que a homenagem era ingênua e apareceu nas línguas afiadas que tomavam o microfone para falar em público e fazer sua voz se ouvir até pelas paredes...
... por volta das 23:30h, as nuvens que mantiveram o céu nublado o dia inteiro, saíram de cena e permitiram que a lua cheia iluminasse o quintal onde acontecia o recital
... e assim ficou o céu, durante todo o sarau: cheio de estrelas para sextantes e astrolábios calcularem as rotas ... direcionarem os barcos em função das velas ... os castiçais estavam acesos e a parafina derretia ... o círculo de fogo fervia, a amendoeira e o mar garantiam a retaguarda dos aedos e, diante da platéia reunida, feita com a juventude que existe em todas as vidas, soavam as trombetas da ...a poesia!


... mais de cem pessoas revezaram-se nos bancos e alpendres da varanda por mais de três horas ... poetas de todas as idades, generos, sotaques, estilos e nacionalidades entraram em cena em ação comunal e solidária ... cada um com sua pena; cada cacique com seu cocar: a pajelança estava sendo defumada ... e os estrangeiros presentes, entre versos e prosas, puderam experimentar, além da fonética, o diferencial da poesia brasileira ... a tragédia e a comédia se misturavam "ao vivo" no veio de uma mina de ouro, onde a prata da casa é ...o humor!


... poucos se davam conta de que a verdadeira novidade da poesia contemporânea está no discreto fato de que as garotas, outrora musas de serenatas, estão soltando a voz e reescrevendo, em viva voz, a poesia que, desde Homero, deveria ser, por elas, apenas escutada...

manguaça rara

... alguns malucos atribuíram o clima de altíssimo astral à ausência da cachaça (cujo Festival local adequado, em sua 27ª edição, ocorrerá entre agosto e setembro), que era gratuita e abundante nas edições passadas e, que, este ano, foi controlada como champagne e servida discretamente, sem aquele clima de euforia tão necessário à esbórnia que iguala e nivela por baixo todos os bêbados e quem quer que esteja no círculo de influência dos embriagados.

... mas, nada garante que esta hipótese seja responsável pela excelência do acontecimento, embora tal interdição tenha eliminado mais de 50% dos chatos de carteirinha, psicóticos em formação e exus de gira canhestra. Sem esses parvos, não foram detectados gritos críticos de vanguardistas típicos do século passado e de ambientes geopolíticos de repressão às liberdades individuais; nem as animadas conversinhas sobre coisa nenhuma típicas de boates, botecos e esquinas da moda. Para um ambiente em que não são ligados microfones, a ausência destes gentios foi uma verdadeira ...dádiva!

... claro: houve reclamação por parte dos tradicionais filantes de mordomia, esses isonomistas de direitos precários, sempre acompanhados de suas finanças insolúveis e seus desejos de aventuras tão vulgares quanto a pilantragem e o estelionato.
Hippies fora de hora, pedantes de todas as classes e anarquistas fora de contexto não esperavam ter seus direitos extra-citatinos contrariados e boicotaram o evento com a soberba dos rejeitáveis.


... mesmo que este fato singular não tenha, na prática, feito a menor diferença nem alterado o ritmo natural das coisas, daqui para frente, deve ser levado em consideração ... nem que seja só para depurar a produção da festa e evitar que assuntos redundantes, conduzidos por pessoas óbvias, frequentem as tertúlias com seus reclames de produtos estragados ou fazendo poesia como quem pede socorro a um exército da salvação que pode estar mais interessado em fazer uma faxina ética do que em ajudar refugiados...

... não precisa trabalhar com marketing!
... todo mundo já sabe: a melhor armadilha para pegar um otário é oferecer-lhe um coquetel; logo, deve-se ter todo cuidado para que a boca-livre seja parte e não o leit-motif para que uma festa seja prestigiada ... dispostos a tudo para beliscar um risole frio, encher a pança de paté com torradinhas e bebericar uma caipirinha de vodka, essa Gente Boa de copo e garfo suporta até vernissage de artista morto, só para tirar a barriga da miséria ... o pior é que acabam por encher o saco de quem frequenta esse tipo de entretenimento bizarro por outras razões que não o repasto...

... nem os antigos goliardos, cuja embriaguez acontecia em condições e locais determinados, eram tão mal-educados ou iletrados quanto os boêmios contemporâneos manipulados pela propaganda, muito mais chegados aos sintomas da neurose maníaca-depressiva do que às inquietudes revolucionárias. Quem toma um porre nos dias de hoje, se não estiver comemorando uma glória passageira, só pode estar procurando um tipo de solidão que não deve ser encontrado...
...se liga mano ... fica esperto e em contato: o mundo está cheio de gente querendo passar o mico preto adiante...


...qué sabê qualé a real?
... não foi fácil, nem difícil; foi simples e bonito ... o que rolou, desde o início, foi comício ... até acabou em pizza (fomos numa cantina e pedimos margueritta com uma marguerita de tequila ouro de arremate) ... pode até ter sido uma missa em que os fiéis ensinam o padre a rezar e a ave-maria pode ser dita em nome de Madalena assim como o pai-nosso pode atender um defunto que estiver sendo velado ... dizem que quando os poetas morrem, em geral, seus velórios são barulhentos e animados: tem sempre gente disposta a prestar homenagem a quem, indo para o futuro, merece ter seu passado investigado e ...atualizado!
... se poesia desse preguiça, não seria como foi ... quando a poesia respira, ao inspirar, deus entra; quando expira, deus sai ... na ausência dele, o diabo entra; na presença dele, o diabo vai ... um não vive sem o outro, nem com o outro se distrai ... só se sabe que, quando um entra, o outro ...sai!



... É ZEN!
... o que acontece num sarau, pode ter sido escrito, mas certamente não foi ensaiado ... mesmo que tenha sido ensaiado, na hora da onça beber água, não sairá ensaiado ... tem sempre algum detalhe que, incorporado, sai improvisado ... um sarau é um filme que não se dirige, se direciona ... não tem tem nhém-nhém-nhém ... ou será que tem? ... Luiz da Câmara Cascudo, dizia que nhém-nhém-nhém era verbo tupi-guarani ... Cecília Meireles fez dele uma língua para uma velhinha que, na base da poesia, a ensinou até para os cachorros e os gatos ... nhém-nhém-nhém!

... NÃO! não foi falta de cachaça; os cachaceiros é que não deram o ar de suas graças, privando-nos do humor de suas desgraças ... talvez, tenham começado a biritar cedo e apagaram cedo demais ... excepcionalmente, não foram sentidas suas faltas; nem ninguém ficou preocupado ... com ou sem cachaça, o sarau foi competente e ...admirável!

... NÃO! não foi a roda; foi a ciranda.
... o que aconteceu sob aquela amendoeira secular, muito além dos príncipes e princesas que ouviram poesia ao luar, agiu na dimensão das fadas, onde os espíritos procuram vagas e às almas cedem seus lugares...
... o círculo de fogo e a invocação das salamandras, fez com que, à volta da árvore mágica, um círculo de energia fosse criado para que tudo que dele se aproximasse, fosse por ele modificado.

... aconteceu como se Ogum e Oxum estivessem apaixonados, resolvendo amor e trazendo dinheiro para quem for da gira e conhecer o chão do terreiro ... em tempo real, amar é um verbo que nem fala ... o sarau imperial deste ano vai ficar conhecido como... a noite em que até as bruxas dormiram em paz!
(*) http://photophophoka.livejournal.com/