quarta-feira, 6 de maio de 2009

Fabio Luciano endoidou ou nos endoida? Adeus?

Follow up messageFabio Luciano enlouqueceu ou está nos enlouquecendo?

O goleiro Bruno (foto) é o novo capitão do Flamengo em substituição a Fábio Luciano que, quase inexplicavelmente, se aposentou. O lateral Juan, que seria julgado na terça-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), por causa das ameaças que
fez, dedo em riste, ao alvinegro driblador Maicossuel, foi legalmente escalado para o jogo desta quarta-feira, 6 de maio contra o Fortaleza, no Ceará. O tribunal decidiu adiar a julgamento para ouvir a versão de Maicossuel. A nova data é 13 de maio, aniversário da abolição da escravidão dos negros no Brasil. Maicossuel já disse de público que não foi ofendido com termos racistas. Juan ficou na bronca pelo baile que levou pelo lado direito do ataque do Botafogo. Só isso.

Mas por que Fabio Luciano, zagueiro do Flamengo e que teria vaga hoje em qualquer time do Brasil, decidiu se aposentar aos 34 anos, ainda no auge da forma física e técnica? Está sobrando dinheiro no seu orçamento pessoal? Acabou a paciência com treinos, viagens, concentração? E hora de dar mais atenção à família? Ele é dono do próprio passe e faz o que bem quiser. Nada a opor.

Mas considerações se fazem presentes. A primeira especulação: o que rola é isso mesmo que se mencionou acima. Fábio Luciano vai viver a via dele, deixa a vida me levar.

Mas... Se não for nada disso? Muito já se viu nessas histórias de jogadores se aposentando quando em condições de jogar. Fábio Luciano vai descansar, passear, tirar férias. Mas, para um rubro-negro meio desconfiado, soa estranho o capitão do time, mesmo tendo dado o aviso prévio, sair desse jeito como saiu do Flamengo domingo passado na decisão do título contra o Botafogo.

Onde tem fumaça tem fogo. Há cerca de mês e meio, houve uma confusão num vestiário rubro-negro. O caso vazou para a mídia: uma suposta discussão mais áspera de Fábio Luciano com dirigente do Flamengo a respeito de salários atrasados do elenco inteiro. A polêmica foi contornada, desmentida, esvaziada. O Flamengo já salvou o ano de 2009 com o pentatricampeonato carioca. Mas perdeu o patrocínio da Petrobras. A crise financeira se agrava...


O Fábio Luciano, ao botar a mão bisonhamente na bola, para ser expulso mais ou menos aos 40min do segundo tempo na decisão contra o Botafogo, deu ali, de forma patética, o mais estranho adeus que jamais alguém havia dado ao Mais Querido Time do Brasil. O que pretendeu o zagueiro ao pular tão alto e, de braço tão erguido, bater com a mão na bola como se quisesse acertar uma cesta de basquete imaginária? A metonímia é inevitável no plano simbólico e inconscinente. Ou terá sido algo consciente? Aí seria grave desvio... Mas Fábio Luciano estava naquela hora dando o Adeus de forma enigmática e, pior, botando em risco o título afinal conquistado. Porque o Botafogo, sejamos francos, foi teoricamente melhor do que o Flamengo quase o tempo todo da partida. Os números não mentem.

Fábio Luciano, naquele lance bisonho da mão, talvez estivesse fazendo um seguro psicanalítico para o seu adeus. E se o Flamengo não ganhasse? E se o Flamengo tivesse levado um gol de desempate nos últimos minutos, ou se perdesse na disputa dos pênaltis? Fábio Luciano não estaria em campo.

O momento, que era para ser o mais sublime no encerramento da carreira de um belo jogador, foi um adeus de loucura, a mesma loucura que está passando em tantas cabeças rubro-negras a matutar: que parada é essa que não estou entendendo nada?

Não me surpreendo se amanhã Fábio Luciano (foto acima é da Agência Reuters) voltar qual Madalena arrependida para jogar no Flamengo, no São Paulo, no Inter ou no Corinthians... Pelé já parou de vez no Santos e um ano depois voltou. Foi para o Cosmos em NY. Sílvio Caldas se despediu do palco mil vezes e não parou de cantar nunca, até morrer, belo seresteiro... O escritor americano Mark Twain bem que dizia dizia: parar (de fumar) é a coisa mais fácil do mundo. Eu mesmo já parei (de fumar) mais de cem vezes.

Fábio Luciano... Parou por que? Aí, cara,vai passear com a família, mas não some não. Você ainda faz muita falta, mesmo com tanta loucura fora e dentro das quatro linhas, tanta loucura dentro da sua cabeça cabeceadora, tanta loucura dentro de tantas cabeças torcedoras mentais...

Capitão, parabéns pelo pentatricampeonato!
Por Alfredo Herkenhoff