sexta-feira, 13 de março de 2009

COLUNA (1) DO ALFREDO - CORREIO DA LAPA

Tráfico de droga, animais silvestres, TV, Ana Maria Braga, mulher, Ibama, voto feminino, machismo, Hamlet, Sarney, Lei Maria da Penha, reforma ortográfica, curso de pós-graduação em arte contemporânea e sabe-se o que mais... Leia agora:

QUADRILHA INTERNACIONAL DE DROGAS NA TV

A grande mídia mais uma vez faz espalhafato com operação da Polícia Federal prendendo dezenas de pessoas num esquema de tráfico internacional de drogas, desta vez no Aeroporto de Guarulhos: filmagens, script, entrevistas, tudo encadeado, maravilha. Mas se a rota era Portugal, Espanha e Holanda, por que os federais do Brasil não deslancham essas operações em sintonia fina com o Velho Continente? Por que a TV não mostrou o esquema nos aeroportos da Europa e os flagrantes lá e no mesmo dia? Tem mula nos aeroportos? Mula na audiência e mula na edição?

A grande mídia, leia-se TV, tem pressa e anda nervosa com audiência e com os minutos seguintes. O espetáculo vale por si, o espectador está distante e nada cobra. É cliente cativo de uma linguagem que, como disse Federico Fellini décadas atrás, prostitui a imagem. Você é conduzido pela velocidade de mudança de imagens e sons, quase sem tempo para refletir. O fascínio também é sufocante.

QUADRILHA INTERNACIONAL DE ANIMAIS SILVESTRES

Dois dias depois dessa operação em São Paulo, de novo a grande mídia exibe o tráfico internacional, agora envolvendo pobres e indefesos animais silvestres. E de novo a pergunta: se o tráfico é internacional, por que só vai preso brasileiro, quase só brasileiro e na maioria gente pobre?

Não dá para esculachar essa gente humilde que vem do interior, ou gente jovem que nasceu na cidade, mas ainda sob influência da família da roça, gente enfim que adora animais silvestres, talvez o último vínculo de uma nostalgia do passado interiorano.

Os animais são maltratados, mal acondicionados em lugares pequenos e calorentos, próximos a motor de caminhão e tal, mas não porque os traficantes de silvestres queiram matar os bichinhos. É que lá na mata tem muito, e a vigilância na estrada está aumentando.

De novo, nada se fala dos alemães que gostam de seres vivos das últimas florestas tropicais do Brasil e da Ásia, gostam até de aranhas e girinos venenosos. Não, mais fácil é fazer como a doce apresentadora Ana Maria Braga o fez, nesta sexta-feira 13, ao lado do seu cãozinho, dizendo que esta gente "vagabunda" tem mais é que arrumar um emprego ou mofar na cadeia. Difícil é acondicionar todos os clientes da feira de bicho em Caxias no Projac da Ana Maria.

SELEÇÃO NATURAL DAS ESPÉCIES E DAS IMAGENS

E glosando nesse tom sarcástico a seleção natural das espécies, afinal 2009 é o ano de bicentenário de nascimento do inglês Charles Darwin, pensemos com rigor: girino, tartaruga marinha, espermatozóide, bactéria, panda, vírus, pulga, percevejo! Não importa se animal raro morrendo ou animal comum matando, não importa se organismo vivo, se tecido vivo, se forma não considerada de ser vivo, como os vírus, mas ainda assim uma estrutura dinâmica, estamos sempre observando a exclusão, seja biológica, seja social. Para um sobreviver e virar gameta, virar zigoto, embrião, milhões de espermatozídes se afogam no canal da mancha, digo canal de falópio.

É preciso educar, é preciso educar o Ibama também. Parece que o Ibama precisa estudar melhor o desejo, entre eles o de tanta gente querendo conviver com animais em extinção dentro de casa e em extinção nas matas queimadas para virar pasto de boi. Educar para reduzir os danos. Reprimir nem sempre é o melhor caminho, nem sempre é o instrumento mais eficiente ou prioritário.

CAJADO DA LEI

Na Bíblia está escrito: o bom pai não poupa a vara. A Justiça brasileira não é um bom pai. Não é que ela não poupe a vara. Ela tem uma giripoca, um canhão chamado juiz tipo não estou nem aí. Ela tem legisladores do tipo não estou nem aí. Autoridades constituídas democraticamente, sim, mas tantas vezes dissociadas do consuetudinário. Se lembra das Diretas Já? O Brasil inteiro as queria, mas juizes e parlamentares responderam com insensibilidade: não, a eleição para presidente é indireta. Deu José Sarney na cabeça. Até hoje o galo não diminuiu.

DIREITO DE VOTO DADO ÀS MULHERES

Rubem Braga foi contra dar direito de voto às mulheres, mas não foi por machismo. Maria da Penha virou lei da boas intenções, mas isso não significou avanço, pelo menos de imediato.

O cronista Rubem Braga, no início dos anos 30, foi contra o direito de voto das mulheres, naquela ocasião sendo dado a elas pela primeira vez. Sacou o velho Urso a jogada política dos coronéis e caudilhos no poder: as mulheres do Brasil, 99% delas, eram totalmente capacho de seus homens. E a sociedade dos mandões era bem mais violenta e machista do que a atual. Dar votos às mulheres era uma forma de atrasar avanços sociais em meio ao medo do comunismo internacionalista. Hoje o Brasil se jacta de ter concedido direito de voto às mulheres bem antes de diversas nações ditas civilizadas e ricas.

LEI MARIA DA PENHA E SAÚDE PÚBLICA

Da mesma forma, a Lei Maria da Penha, agravando as penas de homens covardes que batem em mulheres, de imediato é uma dádiva social ou uma dúvida na prática? Já há especulações de que as mulheres estão, se não apanhando mais, pelo menos denunciando menos, com medo de retaliações posteriores, depois que o macho delas sair da delegacia, ou da cadeia, ou da punição, ou de um trabalho social-comunitário qualquer.

Machismo é doença e não se cura também da noite para o dia com repressão. É questão de saúde pública, como o consumo de drogas, ou como o desejo por bichinhos silvestres, um desejo amoroso por passarinhos presos na gaiola, uma forma metafórica da própria cadeia que é a vida nos encerrando nesta viagem tão passageira no planeta. O desejo do homem de exercer dominação sobre "sua" mulher está no cortex, no avatar, no inconsciente. Esse tema é igual a futebol. Todo mundo discute, todo mundo é expert. E todo mundo precisa de mais educação...

UMA PAGELANÇA SOBRE A REFORMA ORTOGRÁFICA

O vice-reitor da Universidade Cândido Mendes, Prof. Antonio Luiz Mendes de Almeida, é o mais novo colaborador do Correio da Lapa em assuntos de educação. Oxalá o senador Cristovam Buarque, outro baluarte na defesa de políticas que garantam mais qualidade para o ensino das crianças do Brasil, também envie reflexões a este humilde espaço.

O Professor Antonio Luiz prometeu, para inaugurar a colaboração, uma reflexão sobre a reforma ortográfica da amada língua pátria. Vamos armar um conjunto de manifestações sobre o acordo internacional dos países lusófonos. Mesmo com discordâncias entre nós, vamos juntos, daqui a alguns dias, vamos ver, irmanados, o que pesa mais na hora de falar e escrever. Vem polêmica braba por aí. Participe.

O Correio da Lapa é humilde apenas pelo formato eletrônico, econômico. No plano intelectual, é orgulhoso de si, de nós e da nossa língua brasileira. Aqui, ao contrário da grande mídia e mesmo desse modismo do hiperlink na internet, o tempo é Fellini e é Alain Resnais, aqui o cinema é falado, ou mudo, aqui a imagem é fruída e refletida, seja foto, vídeo, texto ou música. Aqui nada é rápido porque o dono diz que tem de ser, ou o padrão é tal. Aqui o tempo é soberano, com a grandeza que mereça ter. A jato ou lentíssimo, allegro ma non troppo. Tempo de falar, ouvir, calar, morrer. Nada há de novo sob o sol, mas muito há nas linguagens que brotam nesta Terra, nossa Terrinha. Participe da pagelança!

DICA PARA UMA PÓS: QUEM QUER FAZER ARTE NA HOLANDA?

O Instituto Piet Zwart, da Holanda, está oferecendo curso de mestrado para 25 pessoas num programa público de arte contemporânea. O programa de pesquisas dura dois anos e é ministrado em inglês em Rotterdam. Maiores informações para uma iminente viagem de pós-graduação: visitar o endereço http://www.pzwart.nl
Atenção: o prazo para candidaturas (applications) termina no fim deste mês de março.

CUMPRIMENTOS E TCHAU

A produtora cultural, ex-chefe do CCBB-Rio, Martha Pagy, mandou mensagem escrevendo: "Longa vida para o Correio da Lapa".

Entre outros cumprimentos a este Correio da Lapa em sua segunda semana de existência, um poeta escreveu: "Você tem mais leitores do que imagina a sua vã filosofia". Foi Tavinho Paes.

A coruja é filha do padeiro! Ser ou não ser! Viva Wagner Moura! Viva Hamlet no Rio de Janeiro!

Mande notícias do lado de lá e comentários para eu acreditar menos em mim, no meu pai-fantasma, e mais em Eduardo Paes, o prefeito de todos nós.

Contato: Alfredo Herkenhoff
alfredoherkenhoff@gmail.com

FIM