quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tom Jobim, primeira reportagem sobre o músico


Nilo Dante comenta imagem acima exibida neste início de 2010 no Correio da Lapa

Caro Alfredo

Sobre a minha foto ao lado do Ary Barroso e do Tom, uma honra maior que a minha modesta biografia de repórter: o autor foi outro grande fotógrafo - o Adyr Vieira - da equipe que o Campanella Neto comandava no Diário de Notícias-Mundo Ilustrado, da qual faziam parte pelo menos três craques superlativo do gênero hoje tão desmerecido pelos editores (dessa imprensa chapada e perdedora) que preferem foto de arquivo. Eram o Luigi Mamprin, João Mendes e Rubens Pereira.

O Adyr era um apaixonado pelo ofício da fotografia. Infelizmente morreu cedo.
Ele estava comigo na matéria em que o Joel Silveira me escalou sobre "um cara que toca um piano certinho lá no Clube da Chave". Joel, assim como o Braga, o Antônio Maria, o Sérgio Porto e o Paulinho Mendes Campos eram habitués do Clube da Chave, ali colado ao Rian em Copacabana.

Foi a primeira matéria que se publicou sobre o Tom. Saiu no Mundo Ilustrado, revista que na época disputava mercado com O Cruzeiro e a Manchete.

O Joel era o diretor da Redação e os outros repórteres do Mundo Ilustrado, falar nisso, chamavam-se Araujo Neto, Luiz Gutemberg, Haroldo Holanda, Mário Morel, Teixeira Neto, Luiz Antônio e outros em que a memória não me socorre. O chefe da Reportagem era outro grande do nosso tristonho ofício - o Adriano Barbosa, que morreu no dia 31 de dezembro. Entre os colaboradores semanais, ninguém menos que o Rubem Braga, o Carlos Drummond de Andrade, o Sérgio Porto e, em certa época, até o Ibrahim Sued.

Meu texto deve ter sido um tanto deslumbrado porque eu adorava a Bossa Nova, aquele momento incrível e fiquei muito amigo do Tom. O título não foi meu e não gostei muito: "Fotografei você com a minha Rolleyflex". Um jogo de palavras com a letra do Desafinado e a diagramação da matéria ilustrada com uma espécie de cineminha feito na Rolleyflex do Adyr.

Grande abraço,
Nilo

Para ver o texto original que motivou a mensagem de Nilo Dante, clique no link>

http://correiodalapa.blogspot.com/2010/01/tom-jobim-com-ary-barroso-e-nilo-dante.html