sexta-feira, 29 de maio de 2009

Correia do norte, guerra e comunistas, um horror

Na Coreia, embora não exista paz, não vale a pena a guerra

Correio da Lapa é notícia comentada, notícia em estado de choque...

Na guerra dos anos 50, morreram quase 4 milhões de coreanos. Mataram-se fartamente. Hoje o Norte não tem como matar a fome. Se a coisa sair de controle, milhões de norte-coreanos vão fugir para a China, que tem problemas demográficos em toda parte, incluindo na Manchúria, vizinha do pais problemático.

Satélites americanos estão fotografando tudo. Paciência diplomática tem limite. A Casa Branca não tem tradição de paciência chinesa. O presidente Barack Obama foi desafiado e não tem muitas opções.

A guerra foi um horror, e em vigor hoje há apenas o velho cessar-fogo. A crise nasceu depois da ocupação japonesa da Coreia. As tropas soviéticas ocuparam o norte da península, e as americanas, o sul. Naquela onda de Guerra Fria, os norte-coreanos invadiram o Sul e tomaram a capital Seul. Washington, com cerca de 150 mil soldados, e apoio dos sul-coreanos, entrou na guerra. Matança geral de lado a lado. Guerra clássica de matar e matar o máximo.

Pirro, o guereiro romano que venceu mas não se convenceu

Foi tanto sangue que os politicos entraram em ação lembrando Pirro, o general romano que venceu o inimigo mas não se convenceu. Sentiu-se derrotado porque dizimou um exército inimigo, mas este só lhe deixou com meia dúzia de guerreiros vitoriosos, tipo assim, 30 mil contra 29 mil 994. Vitoria de Pirro é aquela que não vale a pena. Na Coreia, embora não exista paz, não vale a pena a guerra.

O armistício é apenas um cessar fogo. Eles se mataram tão intensamente que pararam de dar tiro. Se continuassem, não haveria mais quem tivesse a função de ir lá atrás pegar mais munição.

Especialistas descartam nova guerra. Preferem acreditar que o teste nuclear foi uma forma patética de pedido de socorro da ditadura e de fortalecimento interno da imagem do ditadorzinho.

Pelo sim, pelo não, a Coreia do Norte é um mistério desagradável. Romênia também era um mistério. Albânia era um mistério. Mistério de ditadura costuma terminar em debandada, fuzilamento, enforcamento e suicídio de ditadores covardes. Por que são sanguinários os ditadores que se dizem comunistas? Porque não têm competência nem para se saber incompetentes.

A falta de comida é sintomática das ditaduras comunistas. Os ucranianos reclamavam: Porra, Moscou manda soldado e pega o nosso trigo. No tempo do sanguinario Fulgencio Batista, havia boi e galinha em Cuba, além de jogatina, safadeza, prostituição e violências mil, tal como hoje no Brasil.

Mas havia boi, como no Brasil, rebanho de 150 milhões de cabeça, pouco mais, pouco menos... Hoje com 50 anos de Fidel e Raul Castro no Poder, não tem mais nem galinha preta pra botar em despacho de encruzilhada.

Comunista não gosta de chorar, gosta de matar

Comunistas não se emocionam com facilidade. Racionais de prancheta, não choram no cinema, não são chegados ao trabalho duro da agropecuária. Cuba hoje prefere dar lagosta aos turistas no resort de Varadero. Os comunistas de Cuba se associaram à máfia da industria hoteleira e turística europeia, leia-se, empresários de motel originários da Espanha e da Itália, notadamente de Palermo, Sicília.


Comunistas não comem criancinhas. Apenas impedem que seus adversários se organizem por exemplo num democrático partido de oposição. Comunista em pais comunista é muito chato. Comunista só é legal longe do pais comunista,. No Brasil, por exemplo, temos e tivemos adoráveis comunistas em todas as áreas: teatro, cinema,jornalismo, música, literatura, arquitetura etc.

Comunista só é ruim na política porque não sabe administrar a economia e despreza o sonho individual de pessoas que querem consumir. Por não aceitarem o consumo, os comunistas estão sumindo no mundo inteiro, menos na Coreia do Norte.