sexta-feira, 23 de julho de 2010

Festa da Galera Ex-JB e colegas em geral em 31 de agosto de 2010

Gurufim do JB

Livro e Festa

em 31 de agosto de 2010




Entre meados dos anos 90 e 2005, escrevi o livro "Memórias de um Secretário do Jornal do Brasil - Pautas e Fontes", discorrendo sobre o cotidiano de redações, com depoimentos de profissionais e retraçando momentos de diversas empresas e, em especial, do JB. O livro é uma homenagem aos saudosos amigos Oldemário Touguinhó e José Gonçalves Fontes. Meio didático, serve a estudantes. A leitura vale mais do que um ano de qualquer faculdade de diploma desnecessário. Mas Pautas e Fontes, ainda inédito, vai incluir, no epílogo, como um apêndice ou um "réquiem", reflexões em torno do anúncio feito pelo JB sobre o fim, em 1º de setembro, do ciclo das edições impressas.

 Eu e o colega Fábio Lau estamos compilando manifestações para compor o "réquiem". Queremos todo mundo lá, gente bamba como a querida Ruth de Aquino (excelente artigo na Epoca desta semana), Alberto Dines (morte sem epitáfio, peça antológica), João Batista de Abreu (texto-lamento abrangendo a turma de Niterói),  Mauricio Azêdo, que até andou sofrendo críticas por apenas lamentar "morte" do JB. Participe! Ricardo Kotscho, por exemplo, analisou a degradação do jornal em seu blogue. Vai compor igualmente o "réquiem", epilogo ou sonhos de ressurreição. Aleluia! Temos só 35 dias para a festa, só 20 dias para concluir o lado isntant book desse balanço crítico-afetivo.

   À Familia Ex-JB e colegas em geral uma convocação: mobilizemo-nos senão para salvar um diário centenário, pelo menos para matar saudades. Estamos organizando o "gurufim do JB" para 31 de agosto, cai num terça-feira, último dia de versão impressa do Jornal da Condessa nas bancas.  Precisamos de uns 15 mil reais para a impressão e o lançamento numa alegre confraternização entre colegas independentemente de onde estejam atuando. Quem quiser participar, é simples: mande um email para alfredoherkenhoff@gmail.com dizendo que quer o exemplar de mais de 350 páginas a 30 reais. Precisamos assegurar que podemos vender  algumas centenas de exemplares  para garantir a festa na Lapa com o livro. Compre. Só paga contra-entrega do exemplar.

Envie ou sugira uma foto emblemática,,, Eis a minha, talvez para capa do livro:... Para despertar curiosidade, segue só a legenda:

JB. Celeiro de Craques!

Avenida Rio Branco nº 110, sede do Jornal do Brasil: em primeiro plano, anos 60:

Oldemário Touguinhó ao lado de Armando Nogueira. A partir da esquerda: Dácio Malandro (Dácio de Almeida), Araújo Neto, Carlos Lemos, João Máximo, Alberto Ferreira, Carlos Kerr, Sandro Moreira e José Inácio Werneck.

Detalhes nos próximos dias....

Por Alfredo Herkenhoff