terça-feira, 26 de maio de 2009

Nuclear test & Kaos... Ipod & Games in Pyongyang

Nuclear test, Barack Obama test, China test, Tokio test, Lula protest.

A Coreia do Norte explodiu uma bomba nuclear a 10 km de profundidade...

Notícia com editorial de fusão a frio: free interpretation of Caos?

Solução contra o arsenal nuclear coreano seria ensinar as crianças da Coreia de Cima que a vida é melhor na Coreia de Baixo? Seria distribuir computador, videogame, ipod e iphone pra todo mundo? Pra milhões de jovens e crianças aprisionados com seus pais pelos geriarcas da mais antiga ditadura do planeta?

A Coreia de Cima explodiu uma bomba causando um pequeno tremor nos sismógrafos do mundo e um enorme mal-estar na política internacional. A Coreia do Norte foi condenada por Washington, Moscou, Beijing, Tokio, Brasilia e todo mundo. Barack Obama promete resposta internacional, considera que os coreanos ameaçam a paz também com os testes de mísseis balísticos.

Qual será resposta? Fazer o país passar mais fome do que já passa? Inundar a cidade de Pyongyang com propaganda a favor da democracia? Interromper a lavagem cerebral em curso no país-ditadura? Como? Promover um grande embargo comercial? Mas qual sanção específica?

A bomba testada foi considerada de potência semelhante aos artefatos jogados sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki por dois aviões de Washington no finzinho da Segunda Guerra Mundial. Os três mísseis de curto alcance partiram neste segunda-feira de uma instalação em Musudan-ri, no Nordeste coreano.

A capital Pyongyang avisou ao mundo que ia explodir a bomba menos de 60 minutos antes de detoná-la. O teste nuclear de agora é 20 vezes mais violento do que o pioneiro de 2006.

O que Pyongyang está querendo dizer ao mundo? Que não aceita a ONU, nem o Conselho de Segurança? Nem a atual partilha da posse de armas nucleares? Há bombas atômicas hoje nos arsenais de cerca de uns dez países apenas. Apenas? Quais? EUA, Rússia, Inglaterra, França, China, Israel, Paquistão, Índia, Coreia do Norte e tan tan tan tan...!

Algumas ex-repúblicas soviéticas teriam talvez velhos artefatos ou condições de montá-los, talvez com insumos roubados de velhos arsenais do desmoronado império comunista.

Quem quer bomba atômica de verdade? Quem tem muito medo. A Coreia do Norte soltou o petardo justo no Dia dos Veteranos de Guerra dos EUA. Quer entrar no clube? Quer mostrar ao mundo que a linha-dura comunista não tem medo de ninguém? Tá provando que tem petulância. Quer dinheiro do Ocidente para paralisar ou encerrar o programa nuclear?

Quem vai querer a banana atômica? Brasil e Argentina? Já foi tempo. Venezuela? Não. Chávez? Talvez. Cuba, não. Irã? Talvez. E a Chechênia? Sim. Geórgia? Sim. Sérvia? Sim. Mugabe? Sim. Querem bomba os derrotados recentes,,, sejam ditadores derrotados pela própria miséria de suas populações dominadas, sejam derrotados pela ambição enlouquecida no desejo mórbido de falar grosso com o mundo democrático que vai jantá-los com o cardápio da liberdade.

O que pode a ONU fazer em matéria de sanção? Se até a China condenou o teste, vê-se neste sinal de unanimidade do Conselho de Segurança que a sanção que vem aí não tem precedentes... Vem chumbo grosso... Obama vem aí... Mas a China, nunca é bom esquecer, não recusa comércio com ninguém....E fica do lado da Coreia de Cima.
Pequim e Moscou têm direito de veto na ONU e são governos oportunistas, é bom não esquecer.


Então... Para desestabilizar a ditadura na Coreia do Alto só usando a Coreia de Baixo... Como?. Brainstorming... Eureka! Que tal lançar milhões de videogames, ipods, celulares para a garotada do Norte? Seoul é bom nissso... Encher a Coreia de internet portátil, wireless, com bateria de alta duração, caiu do céu, escondeu, é pênalti... Curtição. Qual criança do Norte não vai querer o brinquedo do Sul?

Com isso a juventude do Alto vai descobrir depressa que tem mais educação com democracia e respeito aos direitos humanos se souber usar os gadgets das sociedades de consumo...

Vamos lançar, qual Papai Noel, milhões de sacos com brinquedos de informação sobre a capital do Norte?

Pyongyang chegou a começar a desmantelar, em 2007, o programa nuclear, mas parou tudo e mandou embora o pessoal da ONU e da Agência Interanacional de Energia Atômica (AIEA). Suspendeu o processo. Mas o objetivo é o mesmo agora: quer grana do Ocidente e de quebra talvez queira botar Barack Obama de joelhos... é ruim, heim?

Pyongyang tem plutônio bastante pra fazer lambanca. Japão é o que tem mais medo. Rivalidades históricas. Tóquio já invadiu a península no século passado... A Coreia de Cima não tem arsenal para ameaçar o mundo globalmente, mas tem arrogância suficiente para provocar uma resposta esquisita.

Vamos supor que a Coreia de Cima tenha 200 misseis de curto alcance e umas dez bombas nucelares, talvez um pouco menos, talvez um pouco mais... Mas se dispara tudo junto... Quem vai dizer que não começou a Terceira e Última Guerra Mundial de Pyongyang? Coreia do Sul e Japão estão com medo, conhecem os vizinhos malucos que têm.

By Alfredo Herkenhoff
fim - the end