quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Empate heróico do Flamengo na Bahia: 3 a 3

Zé Roberto, destaque da partida contra o Vitória na noite de quarta-feira

O Flamengo no Barradão, Bahia, perdia até os 46 do 2. tempo, quando Juan, que entrara no lugar de Willians, recebeu a bola na área e de primeira serviu para Zé Roberto mandar para o gol e definir o empate por 3 a 3 com o Vitória, time de cores rubro-negras e que parecia jogar com o uniforme do clube mais querido. Boa parte da torcida do Vitória torce também para o Flamengo. A galera no estádio em Salvador estava dividida. Não faltou apoio ao Flamengo sem seu principal atacante, Adriano, levado por Dunga para jogar um "amistoso" na penúltima rodada das Eliminatórias.

O Flamengo que não levava gol havia seis jogos, levou três no primeiro tempo. Na segunda etapa, jogou melhor e conquistou o empate heróico. O placar não foi bom para ninguém. O Flamengo, em sexto lugar, foi a 42 pontos, ficando a cinco do Atlético Mineiro, o primeiro no G4 liderado com folga pelo Palmeiras. O Flamengo enfrenta o São Paulo no Maracanã, sábado. O Vitória foi a 40 pontos e está na oitava colocação, faltando dez rodadas para terminar o Brasileiro. Seu próximo adversário é o Santos.

Aos 13 do 1. tempo, Zé Roberto invadiu a área e passou para Dênis Marques, que chutou na direção do gol: a bola espirrou na zaga e iludiu o goleiro Gléguer. O jogo parecia desenho animado. Quatro gols em 20 minutos. Três minutos depois da abertura do placar, Ramon cobrou corner e Roger subiu mais que a zaga para fazer de cabeça. Se Adriano estivesse presente, teria evitado o gol talvez.

Petkovic, aos 19, cobrou falta pela lateral, sem ângulo, mas mandou direto para as redes. Ele faz até de corner, não precisa tanto de ângulo. Ramon aos 21 cobrou falta na entrada da área e empatou num 2 a 2. O goleiro Bruno nem se mexeu. Sim, foi uma bela cobrança, mas Bruno leva muito gol de falta. No ano passado, houve uma época em que o guardião rubro-negro sofreu três ou quatro de falta num espaço de umas quatro semanas.

Por isso nunca irá para a Seleção. Bruno tem mais facilidade para segurar pênalti do que falta. Talvez seja o caso de mandar cobrar sem barreira, ou apenas com um homem para ver onde a bola vai.

Ramon, veterano de 37 como Pet, jogava bem e ainda virou o placar depois de boa jogada de Gláucio, que rolou para trás quase ao término da primeira etapa. Veio o segundo tempo e o Flamengo pressionou e foi pressionado. Bom jogo pela TV.