sexta-feira, 5 de junho de 2009

Minc solicita a Lula vetos em nova lei ambiental

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou em Salvador que vai pedir ao presidente Lula o veto de artigos alterados pelo Congresso da Medida Provisória 458, conhecida como MP
da Amazônia, aprovada pelo Senado na quarta-feira. "Estamos discutindo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com cinco senadores quais artigos vamos pedir para vetar", disse Minc.

O projeto original foi desfigurado, sustenta Minc com ênfase: "Alguns pontos importantes ficaram, como um que diz que quem receber a terra e desmatar perde a terra, mas muita coisa foi desfigurada". Minc considera que a regularização fundiária é boa, diminui a violência e melhora o controle do desmatamento. Mas precisa de vetos.

Minc admitiu que, dois dias atrás, foi repreendido por Lula por brigar publicamente com ministros. Mas Minc se disse forte na pasta. Segundo ele, o ministério está sob ataques constantes e existe “ofensiva conservadora” que visa destruir os biomas brasileiros.

“O presidente disse que é mais adequado que algumas contradições, quando não houver consenso, que fossem tratadas dentro do ministério, arbitradas por ele”, disse que, na semana passada, atacou os ruralistas no Congresso, ao chamar representantes do agronegócio de “vigaristas”. Na quinta-feira, Minc observou: “Tem muita gente querendo tirar uma picanha do Carlinhos Minc”.

Nos próximos dois "posts", críticas de ambientalistas ao Congresso no Dia Mundial do Meio Ambiente. E no último, e senadora Kátia Arreu chama Minc de alienado e diz não querer mais papo com o ministro.