sábado, 28 de março de 2009

Pensamento e arte - Parte 3


Arte no pensamento em Aristóteles

Já Fernando Santoro, também da UFRJ, em Artes no pensamento de Aristóteles: (...), diz: Mesmo pensando o mesmo fenômeno, na mesma circunstância, o modo como Aristóteles pensou é diferente do de Platão. (...) Há uma diferença mais radical ainda entre nós e o pensamento de Aristóteles no tocante à arte. É que sequer podemos dizer que as coisas que hoje chamamos de obras artísticas entre os gregos antigos eram, do mesmo modo, consideradas “obras de artistas” por Aristóteles e também por seus contemporâneos. Isto quer dizer, objetivamente, que para o que chamamos hoje de “arte” sequer havia um conceito equivalente entre os gregos. (...) O conceito grego de téchne, que costumamos traduzir por “arte”, não fala de realização dos artistas, não tem o compromisso estético nem o valor da genialidade que lhes atribuímos hoje. A técnhe é uma atividade humana fundada num saber fazer. Aquele que tem uma arte detém um saber que o orienta em sua produção. A arquitetura, a medicina, a olaria e a forja são artes da mesma forma que a música e a pintura.

Em Arte no pensamento de Platão, Luís Felipe Bellintani Ribeiro, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, afirma:

(...) Palavra por palavra, arte em português corresponderia a téchne em grego. Mas téchne tem um significado amplo e se aplica também, por exemplo, à carpintaria, à agricultura, à medicina, à estratégia. Se for o caso de discernir, nesse universo genérico, a especificidade das belas artes, que é o que se entende imediatamente pela palavra portuguesa arte do título, então será preciso considerar outras palavras. Em primeiro lugar, poíesis, já que a poesia antiga não se restringe ao texto, mas abrange o canto, a dança e a totalidade da experiência musical, não obstante poíesis em sentido lato ser passível da mesma ambivalência de téchne. O sentido estrito da primeira se diz também por um qualitativo da segunda, mousiké técnhe, derivado de moûsa, a palavra cantada, que por sua vez englobava a tragédia, a comédia, a pantomima e até a astronomia (...)