sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dilma, Serra e Marina, os vulcões e a política


Dilma, Marina, Serra e Lula, os vulcões que existem em cada um de nós...

O relevo acima é o Shiprock, é o que sobrou de um vulcão extinto no Novo México, EUA. Especialistas dizem que há vulcão adormecido há cerca de 700 mil anos, mas não morto, acordável sim... Como prever a erupção?

Lula, como primeiro presidente operário do Brasil, surgiu como uma erupção social vulcânica nos 500 anos da nossa milhagem na roda lusitana da história. Agora ele vai dormir. Se Dilma Rousseff ascender, não vai querer Lula extinto em 2014, e sim o quererá de volta. Devolver-lhe-á a cadeira da máxima magistratura. Mas quem pode prever por quanto tempo Lula ficará adormecido nas suas duas ou três últimas décadas de vida?

O que é mais difícil, prever vulcão ou terremoto? Por que alguns animais, pássaros e répteis, mudam de comportamento momentos antes de um abalo sísmico?

Como o Brasil não tem nem um problema natural nem outro, temos pujança de vulcões sociais em ebulição nas ruas das nossas cidades. Quarente mil problemas humanos são extintos todo ano na base de tiros, execuções.

Ate quando a política vai abusar da nossa paciência?
Para além das tragédias pessoais de cada vítima dos tiros, do trânsito, das escolas e dos hospitais públicos, o Brasil é constituído de 100 milhões de relevos, cada um deles tendo direito a uma erupção a cada dois anos. Por enquanto, produzimos votos como lavas mornas, plumas um tanto caóticas ao léu do marketing que nos conduz ladeira abaixo. Mas, até quando?

Nossos votos ainda se tornarão pedras e magma incandescentes, queimando como a oitava praga, elevando dores e surpresas aos píncaros mais infernais até extinguir o triste status do Distrito Federal, visto hoje como o Vulcão das Mentiras, Terra de Arruda, Reino da Burocracia e Valhacouto dos Maiorais.

Não votarei facilmente numa candidatura ou noutra. Cultivo bifurcações mentais: como extinguirei sonhos ou fazer pelo menos adormecê-los com o meu desprezo no ato de teclar a urna eletrônica.