domingo, 12 de julho de 2009

F 1: Webber vence depois de 132 corridas e supera recorde de demora, que era de Barrichello


O piloto Mark Webber foi punido com uma passagem pelos boxes por jogar o seu carro contra o de Rubinho Barrichello, da Brawn GP, na largada neste domingo do GP da Alemanha de Fórmula 1, mas ainda assim venceu a prova. Foi a primeira vitória de um australiano na modalidade desde Alan Jones em 1981, em Las Vegas. Webber, de 32 anos, ganhou pela primeira vez em 132 corridas que disputou. Seu colega da equipe Red Bull, o jovem alemão Sebastian Vettel, terminou em segundo lugar. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, ficou em terceiro, seu primeiro pódio em oito provas de 2009.

Agora o inglês Jenson Button, da Brawn GP e que chegou em quinto, tem 68 pontos, Vettel subiu para segundo lugar com 47 e Webber está em terceiro, com 45,5 pontos.

"Mark Webber, você é um vencedor do Grande Prêmio. Parabéns, pilotagem brilhante", afirmou o chefe de sua equipe, Christian Horner. Antes de sair do caro, o australiano gritava e chorava, mal acreditando que vencera. A pole position também havia sido a sua primeira. "É um dia incrível para mim, eu queria muito vencer", declarou Webber.

Webber, que preside a Associação dos Pilotos, é admirado por todos por defender a categoria. Ele bateu o recorde de demora para ganhar o primeiro lugar, que era de Rubens Barrichello, espera de 124 corridas até vencer em 2000. Barrichello, que largou em segundo lugar, tomou a frene na colisão provocada por Webber, mas terminou em sexto, caindo da segunda para a quarta posição na tabela, com 44 pontos.

SE fosse outro piloto que tivesse batido em Rubinho, talvez a punição fosse até maior, e os protestos também. Mas Webber explicou que foi iludido: pensou que o brasileiro estivesse à sua esquerda e levou um susto quando deu a guinada e bateu à direita.

Rubinho reclamou muito de um erro grave na hora do abastecimento. Trocaram a mangueira da gasolina. Perdeu preciosos segundos para Webber. Disse Rubinho: não me venham com blablablá. Roubaram a minha corrida.

Nico Rosberg foi o quarto na corrida, com a decadente Williams, na melhor colocação na temporada. O bicampeão Fernando Alonso recebeu dois pontos para a Renault. O finlandês da McLaren Heikki Kovalainen marcou o primeiro pontinho para a equipe em quatro provas com um respeitável oitavo lugar. O alemão Adrian Sutil, da Force India, frustrou a torcida. Largou em sétimo, chegou a ficar em segundo lugar por não parar, mas colidiu com a Ferrari de Kimi Raikkonen. Este sairia depois com pane no motor.

O atual campeão Lewis Hamilton continua patinando: terminou em último lugar, uma volta atrás de Webber.