terça-feira, 28 de abril de 2009

Gilmar Dantas Joaquim.Crise STF PF MP e mídia 1/4)

Daniel Dantas será preso de novo? Gilmar Mendes vai soltá-lo de novo?

O indiciamento de Daniel Dantas no inquérito da Satiagraha, operação deflagrada em julho pela PF, parece ter virado um caso de decisão esportiva, com boa parte da população, via meios de comunicação, torcendo a favor da prisão do banqueiro e contra seus direitos de presunção de inocência, direitos estes que estariam sendo defendidos pelo presidente do Supremo, Gilmar Mendes, de forma personalista. Você acredita nisso? Muita gente que não acredita nisso ainda assim também nutre profunda antipatia pela atuação do presidente do Supremo...

A Polícia Federal indiciou o Daniel Dantas por supostos crimes financeiros, lavagem e evasão de divisas e formação de quadrilha. Além do banqueiro, foram indiciados a irmã dele, Verônica, e quatro executivos do grupo Opportunity. Outros quatro foram marcados para indiciamento nesta terça-feira, dia 28.

Dantas e colegas de investimentos alegam não haver prova dos crimes invocados pela polícia. Na segunda-feira, Dantas e executivos se negaram a fazer declarações à polícia por orientação de seus advogados.

Gilmar Mendes, por mais antipático que seja , arvorando-se a chefe e dono do tribunal mais alto do Brasil, ainda assim é, mesmo sem brilhantismo, homem que se atém aos autos. Isso é elementar.

A Constituição Brasileira é avançada na garantia dos direitos de defesa dos acusados. A questão que torra a paciência é que esses direitos só são garantidos de fato para quem tem dinheiro e bons advogados.

Gente humilde mofa nas celas imundas e segue enjaulada mesmo depois que a pena já foi cumprida, tudo isso pela simples razão de que ninguém, nenhum juiz ou procurador, olha por presos pobres esquecidos na cadeia porque são o rodapé da pirâmide da injustiça social.

By Alfredo Herkenhoff (continua nos próximos três textos deste Correio da Lapa...