segunda-feira, 18 de maio de 2009

H1n1 plus H5N1 = SOS, Help, Socorro. Aiuto. May Day... Influenza A dangerous as never...

H1 N1... Estamos vendo nascer a epidemia no mundo. O alerta da OMS foi dos mais graves desde o início da rápida contaminação a partir do México. A OMS adverte em tom de alarme geral: o vírus combinado com o H5N1, da gripe aviária, pode se tornar terrível. Favelas com muita gente e pessoas com outras gripes, com Aids e tuberculose correm mais perigo. A contaminação é rápida e fácil entre pessoas. A sensação de que a infecção era branda foi um erro que a mídia deixou transparecer nos últimos dias. O perigo da gripe A está só começando e vem a galope. Cerca de 10 mil pessoas foram contaminadas em 40 países, tudo isso em apenas 20 dias... 500 escolas continuam fechadas nos EUA. Todo cuidado é pouco com a suína...


Genebra (material compilado de diversos flashes e boletins na web...) - O vírus H1N1 da gripe A se dissemina rapidamente entre as pessoas por quase meia centena de países, os contaminados já são cerca de 10 mil, mas, nos últimos dias, com a divulgação de que a infecção não seria tão forte, e com os mortos se concentrando no México (74 no total), pairou uma sensação térmica na mídia em geral de que a epidemia não é tão grave. Nesta segunda-feira, 18 de maio, entretanto, na reunião da Organização Mundial da Saúde em Genebra, a diretora-geral da entidade, Margaret Chan, acendu a luz vermelha e s´p faltou gritar socorro!

"Pela primeira vez na história da humanidade, estamos vendo, ou poderemos ver, uma pandemia de influenza se desenvolver diante de nossos olhos", afirmou ela perante a Assembleia Mundial de Saúde, que reúne ministros e especialistas de diversas nações. A discussão focaliza meios de prevenção e, principalmente, como desenvolver vacinas e medicamentos.

A OMS está preses a declarar a existência de uma pandemia e decretar o alerta número 6, o mais alto. O perigo, que parece ter sido negligenciado nos últimos dias, decorre de duas circunstâncias: primeiro que o vírus da gripe suína se dissemina depressa e com extrema facilidade de pessoa para pessoa, atingindo muitos jovens, e o segundo é que o vírus não dá sinal de enfraquecimento, muito ao contrário, ele carrega a ameaça de ficar super letal combinado com outros vírus, como o da gripe aviária, que hoje está infectando quase somente aves. Segundo a Dra. Chan, ninguém sabe como o vírus da aviária, o H5N1, e o da gripe A vão reagir quando ficarem misturados em grande quantidade.

O virus H1N1 também pode se fortalecer em situações de concentração de gente enfraquecida, adoentada, ou mal alimentada. A OMS fez um alerta: o H1N1 é mais perigoso se contamina uma favela com alta densidade demográfica e mais perigoso para quem tem fraquezas imunológicas, outras gripes, Aids, tuberculose etc..

O médico Richard Besser, chefe do Centro para Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, disse na Suíça que o novo vírus se espalhou por praticamente todos os 50 Estados americanos. Nova York registrou a primeira morte pelo vírus no domingo. Cerca de 500 escolas americanas estão com aulas suspensas para evitar propagação da gripe A.

"Ninguém pode dizer como esse vírus aviário vai se comportar quando pressionado por um grande número de pessoas infectadas pelo novo vírus H1N1", disse Chan.