quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jargão jornalístico, barriga significa erro, mentira involuntária

Barriga

Erro de informação publicado. Erro grave cometido na edição. O jornal come barriga, dá barriga, leva barriga ou faz barriga quando publica erro.

Baseline

Jargão em inglês para a linha que faz a base imaginária onde são postos os caracteres na página. A um simples clicar, o diagramador pode tornar visível as baselines do texto. A propósito, a informática permite que o diagramador crie linhas horizontais e verticais em toda o espaço da página para melhor vislumbrar acertos e definição de espaços.

Bater cabeça

Falha de comunicação em que dois ou mais profissionais deixam de apurar o fundamental ou apuram a mesma coisa. Quando o problema não é sanado a tempo, o jornal bate cabeça, publicando coisas quase iguais em páginas diferentes. Repetição de trabalho. Evita-se bater cabeça por meio de um esforço de integração das atividades dentro do jornal. Na redação muito se conversa, troca-se opinião, comenta-se o que cada um está fazendo, apurando ou tentando apurar. Quando duas pessoas, ou duas editorias batem cabeça, o choque doloroso pior vem sob a forma de advertência dos chefes do jornal no dia seguinte.

Bater matéria

O mesmo que escrever a matéria. Repórter batendo no teclado o que apurou.

Batida

Espaço de um caractere. Número de caracteres. Toque. Um título pode ter três linhas e 21 batidas. Com o advento do computador, o termo do tempo das máquinas de escrever tende ao desuso.

Bigode

Pequena linha horizontal , um filete, servindo para separar ou dar destaque ao conjunto de uma reportagem, seja título, subtítulo, ou texto. Eventualmente, o bigode se assemelha a um chapéu, que também serve para destacar, com uma ou poucas palavras, o cabeçalho de uma grande reportagem.


Trecho do inédito Glossário de Jornalismo e Dicionário de Apoio, de Alfredo Herkenhoff