terça-feira, 5 de maio de 2009

Silvio Berlusconi, Veronica e Noemi: sexo e política


Berlusconi, Noemi Letizia, Veronica Lario, Nilcea Pitta, Romário, Mônica, Vinicius de Moraes, guerra dos sexos e política, espetáculo midiático em tempo real...

Não resisti e voltei a escarafunchar a internet atrás de novidades sobre a crise conjugal entre o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e sua mulher Veronica Lario. Ela não quer nem papo com ele. Silvio Berlusconi se contradiz ao dizer que, mesmo sem a menor chance de reconciliação, vai dar prontamente o divórcio. Ao mesmo tempo, o homem mais rico da península exige que Veronica Lario, nome artístico da ex-atriz, com quem viveu quase 30 anos, peça desculpas publicamente por ter dito que ele gostava de pegar menina nova, dessas de capa de
playboy.

Ora, se Berlusconi concede o divórcio, mas exige desculpas,transforma-se em vítima. Será que Veronica é uma versão rica de NilceaPitta, aquela que lavou aquela roupa suja em público com o seu marido ex-prefeito de São Paul? Celso Pitta não tem nada de Berlusconi, mas este fica igual a Celso quando diz que Veronica Lario caiu na "armadilha midiática" dos jornais de esquerda da Itália ao acreditar em fofocas mentirosas sobre seu relacionamento com a jovem Noemi Letizia, que ele assegura ser apenas filha de um aliado político em Nápoles.

A polêmica festa: Noemi Letizia brindando. Entre ela e o premier à esquerda, há outra loura mais velha... Tudo é mistério aí!

A jovem loura chamou Berlusconi de “papi” na sua festa de aniversario de 18 anos, dias atrás. Papi poderia ser tanto “babbo”, “padre”, ou o nosso pai, como também um “paizinho”, com aquela conotação sexual explícita, que não é raro homens e mulheres apaixonados se chamarem de paizinho, mãezinha e congêneres de uma erótica mental nebulosa, talvez sequer muito evoluída desde que Freud estruturou a linguagem do complexo de Édipo e o de Eletra.

A Itállia vive polêmica e misério. Seria Noemi Letizia filha natural de Berlusconi, de uma aventura 19 anos atrás? Ou seria a sua amante?. Ela ganhou de Silvio Berlusconi no aniversário um colar de ouro com diamante. A jovem teria dito que costumava viajar a Roma e a MIlão porque Berlusconi tinha dificuldades para ir a Nápoles...

A política é o pano de fundo. E a eleição de junho próximo para o Parlamento Europeu vai dizer quem saiu ganhando com esse escândalo. Berlusconi estava armando um esquadrão de mulheres gatas para a disputa do voto continental. Com a crise conjugal, parece que antes mesmo de eclodir a denúncia, o premier começou a desistir desse plano meio Carlos Imperial de botar coelhinhas para ganhar votos de italianos no meio da crise econômica.

Ao dizer que vai dar o divórcio, mas não vai dar literalmente moleza, Berlusconi também acena para um quadro de intensa disputa para evitar que sua mulher fique com a metade de sua fortuna, estimada em quase 10 bilhões de dólares. O dono do Milan e da Fininvest, claro, não vai deixar a mulher ao relento e nem a Justiça mais infame permitiria isso. Os dois tem três filhos: Barbara, de 24 anos; Eleonora, de 22, e Luigi, de 20. Berlusconi tem mais dois filhos do primeiro casamento, Marina e Piersilvio. É um mulherengo assumido e galanteador, segundo a imprensa italiana.

Veronica se disse cansada das traições e dos caprichos de Berlusconi. A ex-atriz disse que já contratou um advogado para tratar do divórcio. "Fui forçada a tomar essa decisão", afirmou ela ao jornal La Stampa. "Quero seguir adiante. Estou mais tranquila e convencida de que não é digno que eu continue assim."

Veronica criticou Berlusconi por incluir modelos e atrizes na lista do conservador Povo da Liberdade para a eleição de junho. Segundo Veronica, essas candidatas representam uma sem-vergonhice de Berlusconi. Ela considera que a sua família estava vivendo como vítima do “lixo machista” do capo, il Cavaliere. Berlusconi decidiu manter apenas três dessas mulheres na lista de votação do seu partido. O primeiro-ministro tinha planos de se tornar no Palamento Europeu o líder de governo mais popular do Velho Continente, com maior votação. Pretendia correr toda a Itália atrás de votos, mas o divórcio embaralha as peças de sua estratégia.

Berlusconi passou os últimos dias reunido com seus principais assessores e com o advogado Niccolò Ghedini, que vai cuidar da separação. O premier manteve contato com a irmã Ippolita Berlusconi e com os dois filhos mais velho,s pedindo a estes que fiquem ao seu lado no meio dessa turbulência.

O que o primeiro-ministro mais teme é que o divórcio vire um caso litigioso e se transforme num “espetáculo midiático”, esta a expressão que usou e que parece bombada na mídia do mundo inteiro.

O estopím da briga foi a decisão de Berlusconi de pegar um jatinho e ir a Nápoles para o aniversário de Noemi Letizia. "Ler nos jornais que ele conhecia uma menor de idade que o chamava de 'papi' é, francamente, inaceitável. Como poderia continuar com um homem assim?", indagou Veronica.

Berlusconi lamentou que Verônica tenha usado os meios de comunicação para anunciar o divórcio e denunciar queixas. O primeiro-ministro e a mulher não estão nem se falando mais. Nem o advogado Niccoló Ghedini conseguiu falar com Verônica nos últimos dias para tentar ranquilizá-la. Parte da imprensa já chama Veronica de ex-mulher. O premier ameaça processá-la por difamação.

Nos momentos de explosão de crise conjugal, homens e mulheres famosos costumam tomar dois caminhos opostos: o de raiva boquirrota ou de um silêncio ou uma quase resignação. Mas esta aceitação costuma ser uma fantasia. Quantas mulheres, porf exemplo, no auge da crise, dizem que não querem nada mais com o marido e, depois, ressurgem com advogados para aumentar a pensão?

Só para lembrar um caso: quando Mõnica e Romário se separaram, a mulher falou com todas as letras para os jornais que não queria nada do jogador, nenhum tostão. E de lá para cá, o que houve? Aliás, Romário só é frio na grande área para fazer gol. No dia-a-dia coméstico, coleciona seis,sete ou oito divórcios, ninguém sabe ao certo.

Alguém se lembra de algum divórcio rumoroso do poeta Vinicius de Moraes? Berlusconi está vivenciado o segudno divórcio. Apesar de seus 72 anos de idade, de ser 54 anos mais velho do que Noemi Letizia, outros litígios ainda envolverão o incansável Cavaliere midiático, o líder de um neoconservadorismo italiano, no pior sentido por inclur xenofobia e até um componente racista, e racismo é uma porcaria que já fez muito mal à Eeropa e ao mundo, e ameaça fazer de novo.... Ser tão rico... Tudo leva a crer que nos tempos de Viagra e longevidade Berlusconi ainda vai aprontar muito mais.

Ninguém mais sabe ao certo o que é verdade nesse escnândalo, misto de novela sexual e novela política em tempo real.