terça-feira, 7 de abril de 2009

Doação de sangue e transplante de rim

10 doadores garantem apenas 1 dia de vida para o pequeno Yan

GENTE AMIGA

Venho falar de um assunto muito sério. É um problema com um anjinho, nosso primo. O nome dele é Yan. Tem apenas 8 meses de idade. Nasceu com insuficiência renal e, no momento está num estado muito delicado, internado no CTI, no Centro Pediátrico da Lagoa - seus rins estão deixando de funcionar. Ele já fez algumas cirurgias, mas não tem dado muito resultado. Ontem começou a fazer hemodiálise, pois ainda não pode fazer o transplante por ainda não ter 10 kg.

Ele precisa de sangue AB +, para transfusão de plaquetas. Embora seja este o tipo de "Receptor Universal", ele não deve receber outro tipo diferente, para que não crie anticorpos que possam, no futuro, vir a comprometer o sucesso do transplante (não entendo bem disso, mas essa foi a explicação que a equipe médica passou para a mãe dele, confirmada pela clínica onde a doação deve ser feita) - só para ter noção, disseram que cada 10 doadores geram quantidade suficiente para apenas 1 dia de vida do pequeno Yan.

Quem puder doar este tipo de sangue (AB +), ou conheça quem possa, por favor, compareça à clínica HEMATOLOGISTAS ASSOCIADOS, que fica próxima à Cobal do Humaitá, na Rua Conde de Irajá 183, em Botafogo - (Tel 2537-7440). Lá no local, deve dizer que a doação é para o YAN CONDE GONÇALVES, que está internado no CENTRO PEDIÁTRICO DA LAGOA. Horário : 2a. a 6a. --> 8:00 às 16:00. sábado --> 8:00 às 11:00. Peço que reenvie este e-mail para demais amigos. Em geral, pensamos que somos imbatíveis e que casos como esses não nos alcançarão...

Um grande beijo a todos
Marcia Abrantes
Tel: (21) 8205-8152