terça-feira, 30 de junho de 2009

Caiu mais um Airbus no mar. Saíra de Paris com 153 a bordo. Inferno astral da fabricante


Ana Maria Braga sugere ao vivo na Globo que é hora deste avião parar de voar. Desta vez, Airbus caiu no Índico, no Arquipélago de Comores


Bruxas soltas no ar, no mar e em terra

Inferno astral da fabricante


Correio da Lapa - Noticia comentada (*)
Caiu na noite de 29 de junho mais um Airbus. Caiu no mar, no Oceano Índico, perto da Comores depois de decolar do Iêmen, com 153 pessoas, a bordo, das quais 66 seriam da França, de cuja capital o aparelho saíra. Caiu a poucos quilômetros do aeroporto de Moroni onde deveria aterrisar em 30 minutos.

Uma criança de cinco anos foi resgatada com vida. No dia 29 passado, quase à mesma hora, entre 9 e 10 da noite (horário de Brasília), caiu aquele outro Airbus que decolara do Rio rumo a Paris. O primeiro no Atlântico era um Airbus A 330. Esse que caiu no Índico era um A 310, foi na noite passada, mas a notícia só estourou na manha desta terça. O outro caiu na noite de domingo, a notícia, só na manhã da triste segunda-feira...

Com o novo acidente, Ana Maria Braga, escandalizada, sugeriu no seu programa matinal que por acaso aqui do lado buzinava: "Será que não está na hora de não deixar mais este Airbus voar? A indagação de Ana Maria Braga não encontra o mínimo respaldo da melhor engenharia, mas é perfeita do ponto de vista do consumidor, do passageiro.

A fabricante Airbus vive um inferno astral. Terá de fazer um megaesforço de marketing para reconquistar a confiança da turistada. Ninguém acredita em bruxa, mas que las hay las hay. O avião das Linhas Aéreas Iemenitas foi revisado totalmente em 2007 e se estimava que estivesse em bom estado. As bruxas é que estão em excelente estado, distribuindo vassouradas no destino de quem insiste em voar em Airbus.


O Airbus que se acidentou em Congonhas ano e tanto atrás depois de pousar... Que bruxa é essa que nem no chão nos dá sossego? E ainda quiseram botar a culpa nos pilotos que haviam partido do Rio Grande do Sul confiantes de que a aeronave fosse segura... Por Ícaro, Leonardo e Santos Dumont, consertem o chip dessa geringonça!


(*) Por Alfredo Herkenhoff