sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ronaldo Cristiano Niemeyer Irã Sarney Coreia Airbus Influenza A Google Notícias e jornalismo no século 21

NOTÍCIAS COMENTADAS ENQUANTO NOTÍCIAS

Um passeio no portal automático Google Notícias

By Alfredo Herkenhoff

A revista britânica saúda Lula> The Economist diz que o Brasil vai sair antes da recessão, crescimento à vista já em 2010. Aleluia!

O mundo das notícias brilha como um céu estrelado numa noite clara sem luar. E o espelho desse cenário de esperanças, comemorações e tragédias é hoje a internet.

O melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, foi vendido para o Real Madrid. Fará dupla com Kaká.

A mulher do falido moralmente Berlusconi, vitorioso na eleição do fim de semana passado, quebra o silêncio, mas traz pouca novidade aos escândalos da Itália pós-eleição.

E dentro da rede, o espelho principal é o serviço Google, por meio de suas páginas de jornalismo em tempo real em vários idiomas. No Brasil, por exemplo, o Google informa: "A seleção e posicionamento dos artigos nesta página foram determinados automaticamente por um programa de computador. A hora ou data exibidas referem-se a quando o artigo foi adicionado ou atualizado no Google Notícias".

Oscar Niemeyer internado com dor nas costas neste dia de Corpus Christi, mas foi liberado horas depois, sem maiores complicações para quem tem 101 anos de idade.

Seleção de Dunga chegou à Africa do Sul para encarar o Egito, na segunda-feira, pela Copa das Confederações. Vamos pegar também Itália e Espanha.

Numa visão panorâmica desse serviço automático, que é uma espécie de primeira página de todas as primeiras páginas, só que tem tempo real, sem aquele atraso que um jornal impresso demanda para confecção, impressão e distribuição de um exemplar, o Google Notícias mostra que os grandes veículos estão num processo de entropia, de tudo é de todo mundo o tempo todo.

O Globo - ‎há 6 horas‎.
Atos administrativos secretos foram usados para nomear parentes, amigos, criar cargos e aumentar salários. Levantamento mostrou que cerca de 300 decisões não foram publicadas. Na relação, aparecem as nomeações de um neto de Sarney e da ... Mãe herda emprego de neto de Sarney, diz reportagem Diário do Grande ABC...

A eleição no semidemocrático Irã ameaça o impronunciável presidente radical Adjinedjá. Tem um liberal querendo o cargo com apoio silencioso numa campanha estranha envolvendo jovens, estudantes, mulheres etc. Mas quem manda no irã é o padre, o pastor, o discípulo de Khomeiny, é o aiatolá Ali Kamenei.

Os EUA confirmam o que a Rússia disse dois dias antes: a Coreia do Extremo prepara novos testes com armas proibidas.

A gripe A, a suína, a H1N1, já é pandemia. Mas a OMS acalma: serão milhões de infectados e poucos óbitos. A gripe é fraca. Só foi forte no começo no México. Mas se o virus mudar mutatis....


Enterrado no Rio ex-vereador acusado de comandar milícia
Terra Brasil - ‎há 3 horas‎
Com a imprensa mantida do lado de fora do Cemitério de Ilha de Guaratiba, na zona oeste, foi sepultado no início da tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o corpo do ex-vereador Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho de Rio das Pedras. Delegado diz que câmeras de segurança flagraram assassinato de Nadinho.

Nos primórdios, as agências de notícias floresceram porque o custo por exemplo para a cobertura jornalística de uma guerra num lugar distante era proibitivo para um diário médio e mesmo para um grande veículo, especialmente quando havia muitos conflitos ao mesmo tempo.

Brasil tem 52 pessoas com gripe suína
Bandidos invadem a Câmara Municipal de Cuiabá para arrombar caixa
Casos de gripe H1N1 na Argentina sobem para 343
Resgatados mais 3 corpos de acidente com avião da Air France

Hoje a notícia que vem de longe floresce em todos os veículos porque praticamente não tem custo nenhum. Mas pensemos nos primórdios, cento e tantos anos atrás. As agências de notícias forneciam o conteúdo a um conjunto de jornais assinantes. Outra agência, concorrente da primeira, fornecia conteúdo semelhante a outro conjunto de jornais assinantes.

Correio do Estado - ‎há 2 horas‎
A Copa das Confederações funciona como um laboratório para a próxima edição da Copa do Mundo. Isso, desde 2001, antes do Mundial da Coreia do Sul e do Japão. A origem do torneio, contudo, é errática. Remete a 1992, quando começou a ser disputada sob o...

Havia competição entre agências e entre jornais. Os diários assinavam o serviço de diversas agências de notícias e fundiam na redação o material enviado por elas.

AFP - ‎há 1 hora‎
PARIS, França (AFP) — A Air France conheceu em 2008 vários incidentes, considerados "graves" por pilotos, ligados aos sensores de velocidade dos A330 e A340, mas os investigadores, assim como a companhia aérea francesa, estimaram que não havia ligação ...
bbc brasil - Air France não acredita que sensores de velocidade tenham causado ...

Tinhamos uma dúzia de grandes agências com atuação internacional, fornecendo serviços bem distintos entre si, variando a qualidade do conteúdo de acordo com a dos profissionais envolvidos nas reportagens.

Estadão - ‎há 1 hora‎
APARECIDA - Cerca de 35 mil pessoas participaram hoje da missa oficial do feriado de Corpus Christi no Santuário Nacional de Aparecida, a 171 quilômetros de São Paulo.

Hoje, com a internet, a concorrência desabou. O jornalismo ficou frio. Em vez de uma saudável concorrência, existe uma prática predatória. Essa prática começou em jornais menores copiando os maiores, o que se chamava "gilette press".

A Tarde On Line - ‎há 32 minutos‎
Na véspera do Dia dos Namorados, os shoppings de Salvador estiveram lotados...

Recomendadas para alfredoherkenhoff@g... » Saiba mais
Atirador do Museu do Holocausto crê que Obama é obra dos judeus

Com a era digital, vivemos o "copia aí e cola aqui", o "control c, control v". E o volume desse procedimento é tal que uma mentira, num portal da internet, vira mil mentiras em minutos. E se o marechal nazista dizia que a verdade era a mentira mil vezes repetida, não fica difícil imaginar o contrário: na internet, a verdade é a mentira mil vezes não exibida. O melhor da internet não é o sucesso, a fama, o óbvio, mas a raridade, isso, claro, apenas para fatos, temas e objetos anali´saveis, ou analisados e comentados. Claro que o factual, o hard new, o resultado do jogo, sim, tudo isso é dado sucumbido, é a notícia curta em tempo real e sem ônus, vicejando na velocidade da luz em alta quantidade e fora do campo do copyright, principalmente com o advento dos blogs, diários ou jornais pessoais, quase sempre sem caráter comercial.

Band - ‎há 47 minutos‎
Uma multidão tomou as ruas da capital do Irã, um dia antes das eleições presidenciais. A disputa é acirrada. A campanha eleitoral terminou oficialmente na quarta-feira. Mas os partidários continuaram as manifestações de apoio aos candidatos... Reformistas confiam que eleições tirem Ahmadinejad do cargo...

Vale ressaltar que a facilidade facilita a moleza, a má qualidade. Ao mesmo tempo, a quantidade, paradoxalmente, permite a eclosão do excepcional, do raro, do talento, do grande site, do artista maior, da poesia ou do jornalismo de qualidade.

Maratimba News
EUA temem novo teste nuclear da Coreia do Norte
EUA veem como improvável ação militar da Coreia do Norte O Globo
Diário Catarinense - O Diario de Mogi - todos os 115 artigos »
Enviar esta história por e-mail
Mostrar mais artigos
Mostrar menos artigos

Existe uma pasmaceira luminosa e vibrante na web levando à distração, a uma dispersão dos sentidos, um inebriar-se, um vício no efeito imediato. O drama de um noivo anônimo abandonado pela noiva no altar da igreja não vale mais nada perto do fim de um namorico de uma celebridade com um outra celebridade, ambas sem maior significado histórico.

Estadão - ‎há 14 horas‎
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem um empréstimo de US$ 10 bilhões do Brasil para o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A taxa de obviedade da fama está fedendo a perfume francês, a grife. A internet popularizou o refinamento. Um sujeito com internet no sertão pobre da Bahia pode chegar bem informado à Avenida Paulista. A internet é uma democratização do acesso a informações cujos efeitos no cenário político são ainda desconhecidos, mesmo a curto prazo, bastando pensar em Irã, Coreia, Cuba e outras nações fechadas para as liberdades individuais.

Estadão - ‎há 1 hora‎
MADRI - Pouco depois de pagar 65 milhões de euros por Kaká, o Real Madrid investiu ainda mais em Cristiano Ronaldo: 93 milhões de euros.

Sobre o Google Notícias - Sobre os feeds - Central de Ajuda - Ajuda - para editores - Termos de Uso ©2009 Google - Página inicial do Google - Política de privacidade - Sobre o Google

FIM