quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sarney verde: A globalização tem votos no mundo

A globalização mundo afora sorri de quem acha que a crise financeira internacional abalou o mercado enquanto princípio. A crise do sumiço do crédito, na onda das hipotecas sem lastro nos EUA já é passado. O mercado conquista mercado e votos, é tautologia sim, o mercado conquista mercados eleitorais também.

Por que os eleitorado do Velho Continente votou agora dias atrás nos defensores do mercado no Parlamento Europeu? Porque fora do mercado o que existe é Coreia do Extremo, que vai de hordas nostálgicas do PT a Hugo Chávez, vai de Elmo Morales a Raul Castro, vai de certos setores nostálgicos e outros mais nostálgicos ainda.

Lula é tão bom aluno que aprendeu tudo com o professor FHC, o sociólogo que deixou de ser para virar membro honorário do próprio PT pós-mandato de Lula. Sim, um pouco de futurismo óbvio. O presidente operário deixou de ser operário para ser professor sem diploma, o único dele foi o primeiro, ele mesmo disse isso ao ser diplomado presidente em cerimonia no Supremo Tribunal.

Então estamos conversados. Quem quiser se indignar, que envie comentários nos portais do mercado, G1, Terra, UOL. Os indignados não têm sutileza. Queriam política limpa, e isso não existe em lugar nenhum do mundo.