segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Brasil interior: bombeiro tem bomba d'água

O Correio da Lapa recebeu mensagem da RedesendeTV, de João Saboia, cronista multimídia das singelezas do Brasil do Interior (BI), notadamente aqui do nosso querido Estado do Rio, muito longe de tantas misérias do Interiorzão Pobre do Brasil Esquecido (IPBI).

Diz Saboia: "Bombeiro é uma designação para aquele que lida com bombas dágua. Em inglês, o bombeiro é de firefighter. Fire significa fogo e fighter, lutador. A tradução mais usada é a combatente do fogo ou soldado do fogo. Resende apagou as chamas da Igreja Matriz, com baldes que passaram de mão em mão. Com bombas, a coisa ficou bem mais fácil. É muita água mesmo".
Saboia fez uma série de registros, batizando o trabalho de "
Bombeiros em Ação!", uma série de oito pequenos vídeos produzidos com uma simples máquina fotográfica digital. Claro, aqui vai um exemplo e, a partir das pistas, quem quiser, já pode localizar e acessar o conjunto da documentação. Este material de Saboia é apenas um item do cardápio que ele vai oferecer, em breve, aos curiosos mais vorazes num evento no Parque das Ruínas, Santa Teresa, Rio de Janeiro.